DIVERGENTES

DIVERGENTES
TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMAR

TEXTO: Não vos conformeis com este mundo, mais transformai-vos pela renovação de vosso entendimento (Rm 12.2).

INTRODUÇÃO: Veja bem: Paulo autor da Carta aos Romanos deixa escapulir perolas preciosa dentro do contexto deste sacro compendio da Bíblia sagrada, que é também chamada de: o livro aos Romanos catalogados em 16 capítulos de puras lições de vida sobre o processo da restauração.
Sim! Quando o mesmo resolver redigir seus escritos aos crentes desta região; veja bem: crentes, estes que não surgiram por suas pregações; mais oriundos da festa tempestiva do Pentecostes ocasionados em Atos (Cap.2). Os mesmos trouxeram uma fervorosa fé, e a implantaram em Roma, onde os vultos perniciosos do pecado eram incrivelmente naturais. As barbáries deste império se estenderiam por todas as cidades e regiões onde seus domínios haviam chegado.

Observe isto: Ser crente dentro do império Romano era um grande desafio aos divergentes da fé Cristã. Roma era berço de toda antro de podridão que você podia imaginar.
*Inclusive quando esta redigindo; Paulo deixa seu desejo de ir ter com eles afluir; Ou seja: conhecê-los literalmente.

Por que Paulo tem esse desejo?

    Se tinha alguém que havia estado nos lugares de Status e honra de Roma esse alguém foi Paulo. Mais acredito que este não era só o motivo, mais sim! Porque Ali havia chegado uma Igreja que estava alcançando fama.

*Embora a fama dos crentes de Roma estivesse se espalhado, Paulo percebe a necessidade de vê-los, orienta-los, quem sabe. Afinal em termos de podridão, Paulo sabia muito bem do que Roma era capaz, pois havia sido soldado do Império Romano, antes de se converter e ser convencido de que a fé Judaica, Farisaica, não poderia liberta-lo, como Cristo fez com ele em pouco tempo de contato. (At 9).
 
Sim! O contato de Cristo com Saulo ainda, foi marcante na trajetória de Damasco, dali sai um Paulo atordoado pela insig revelação. E três dias depois após receber a visita de um ilustre servo de Deus por nome Ananias, que orou por ele, foi conduzido aos crentes da localidade onde ficou por alguns dias, e logo após, estava já pronto para apregoar a nova fé que havia mudado seus conceitos e preconceitos sobre os Cristãos. (At 9).

Por que Farisaica?

Sim! Paulo foi Judeu nascido na tribo de Benjamim, criado com cidadania Romana, herdada de seus Pais, influentes dentro do império. Educado aos Pés do Mestre renomado Gamaliel.
*Estoico e filosofo respeitadíssimo. Paulo ganha a admiração de Gamaliel por seus esforços e dedicação ao ensino, logo se torna soldado do império que o apadrinhou como Cidadão; E segundo Flávio Joshefo, batalhou inclusive em nome de Roma e ganhou batalhas para o mesmo império.

Mais já que nosso tema trata de Divergentes transformados… Observe isto.

A sua regra de fé Farisaica de nascença e seu contato com Cristo, vai fazê-lo divergir entre a nova fé, e o antigo sistema Farisaico que não mudava.

Note, porém que: que os fariseus eram inimigos audazes do Cristo, dentre os grupos céticos e religiosos dos tempos de Jesus, os fariseus eram os mais havidos a se oporem a Cristo ao ponto de tentar por diversas vezes confundir Jesus a fim de fazê-lo errar e assim os mesmo terem um motivo para prendê-lo ou mesmo mata-lo, (Quem eram os Fariseus? devotos natos da Lei oral). E com eles: os Saduceus com quem se rivalizavam em termos da lei, mesmo sendo inimigos declarados, quando se tratava de Jesus conseguiam se unir, mesmo divergindo (digo discordando) em diversos tópicos da Lei. Mais o foco aqui é Paulo.

Sim! Saulo era antes fariseu declarado, (isto é: um nato seguidor da Lei), agora, não mais Saulo, Nome de origem Hebraica, mais sim Paulo nome de origem Latina, Passa a ser visto como um divergente, pois sua fé o fazia diferente, e se opor a tudo que antes era normal. O mesmo vivenciou em Cristo uma transformação que atingiu seu entendimento de forma surreal, capaz de fazê-lo entender que seus passos agora estavam traçados sob uma nova rota, totalmente contra o sistema pecaminoso que dominava Roma.

Isto é visto nos primeiros capítulos de sua carta. A Podridão de Roma que em nada difere de hoje deveria ser combatida.

Roma impregnava: Veja porque, os crentes desta cidade precisavam de orientação, entendia Paulo.
*Porque ser crente em Roma era ser divergente diante do sistema. Somente crentes realmente conversos transformados pela renovação do entendimento, seriam capazes de enfrentar e lidar com o pecado escachado que não respeitava padrão de naturalidade.
*Sim! Igual querem fazer do Brasil e do mundo hoje os pervertidos adversos. Os desprovidos de causa querem Anarquia.
Os que detém as leis, querem fazer delas cunho de escravidão. Somente Jesus é quem realmente pode nos guiar nesta linha da vida Rumo a uma nova terra e novos céus.

Mais o que é um divergente?

Vamos melhorar o entendimento desta prévia aplicacional.
1- Divergente: O que não combina. O Mundo olha-nos e não nos entende, estamos nele mais não somos dele disse Jesus. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. João 17:14.

2- Divergente: Que tende a se afastar: Salomão chama de Reto, os que traçam seus caminhos desviando-se do mal... (Pv 16.17). O crente a medida que se afasta do pecado, é visto como aquele que se desvia do erro por opção, de não pecar, não viver sob o pecado, nem dominado pelo erro.
Mais:Vamos usar o bom senso para entender isto melhor. Nesse sentido todo aquele que busca se afastar daquilo que mácula e gera pecado e se constitui inimizade contra Deus; afastar-se é a melhor opção do crente. Então quando nos afastamos daquilo que o mundo acha normal, somos transigentes, optando por algo melhor, mais sublime, mais Divino, mais de Cristo. Amém!

3- Divergente: Discordante: Essa afirmação é mais pesada. Usando novamente o bom senso, somos vistos como protestantes, porque somos contra o pecado em toda sua forma de manifestar-se.
Não discordamos da Lei, mais do sistema que burla a Lei. Não discordamos da verdade, mais da mentira tenta parecer verdade. Mais só somos assim por que sofremos uma transformação que nos liga a Cristo. Paulo confessa mais tarde que tudo que considerava certo dentro do Farisaísmo; foi tido depois de ter Cristo, sob sua vida transformando seu modo de agir e pensar..., como nada! Veja o que vai dizer: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
(Fp 3.5-9).
 

4- O Divergente: Igual na natureza humana, mais diferente na essência. Logo: o mesmo é diferente, por não combina mais com o mundo, o sistema do mundo o distancia, como distanciou a Cristo, como fazia Israel por diversas vezes no passado se distanciar de Deus. 
Porém: Se temos que manter distancia aqui é unica e exclusiva do pecado. 
O Cristão divergente é também, coerente, tem opinião própria, Por isso é taxado como diferente. Por que nem sempre é concordante.
Veja bem: Jesus foi indiferente com os cambistas, que faziam de sua casa covis de salteadores, aproveitadores e mercantilistas. Com esse tipo de gente no meio realmente não da pra ser concordante mesmo!!!

Agora um fato real

    No Âmbito Natural, todos divergem do mesmo ponto. Porém o curso da vida leva alguns por linhas diferentes quando isto ocorre, somos observados e tidos como anormal porque escolhemos seguir a linha da vida fora do contexto do sistema chamado mundo assim sendo fica claro que o mesmo pode ser diferente em diversas áreas.

O Crente pode ser Diferente:

Na vida. Física e Espiritual.
Na Moral.
Na Ética.
NA Postura.
No Falar.
No Vestir… Amém!

Logo ser um Divergente é ser Distinto: por isso o mundo nos ver como contraditório, as vezes. O Divergente é diversificado. Por isso é separado. Pode se adaptar a qualquer esfera. Se olharmos por este prisma. O Divergente é um Ser diferente! Vive num mundo onde a realidade pode sofrer alterações para satisfazer o sistema.

TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMA.

Uma observação importante, Quando Paulo redige isto estava preocupado com algumas coisas que eram vistas como naturais.

Primeiro: O Uso da expressão “portanto’ se caracteriza com uma observação de atenção. Por que logo em seguida vem o termo grego Parakalõ: Exorto. Aviso, aconselho, encorajo, enfim.

Que ofereçam os vossos corpos... a literatura original vai dizer que era literalmente os corpos. Porém a expressiva era uma metáfora.

Porque Razão? O Sacrifício ainda era praticado duas veze por dias no Templo. Esta prática na visão de Paulo fazia parte da velha natureza, e deveria ser deixada de lado pelos Crentes feitos novas criaturas segundo a graça da salvação oferecida por Jesus.

Quando deixa focado que o culto era algo inteligente. E não uma Latreia Equivocada. Adoração. Sem sentido.

Vem o corpo.

Principal agente de adoração no Culto. O Corpo era o sacrifício no sentido espiritual. Que deveria ser oferecido a Deus, como instrumento de adoração.

Mais para isto a Mente deveria está focada na dimensão da transformação do ambiente.

Paulo resumia isto com o abandono das coisas mundanas. O Termo usado por ele é: Olam Hazer (deste mundo). João Vai dizer: Que não devemos amar o mundo... Jesus vai dizer: que estamos nele mais não somos mais dele. Isto se caracteriza então com o tema: Somos divergentes com acesso a esta atmosfera física natural, mais focados em outra de maior credibilidade Os Céus dos Céus.

Entendimento: Razão, lógica, tudo é realinhado a Cristo. Amém!

A Transformação: O ponto de partida desta prévia deveria se observada. Porque? A Bíblia não fala de uma transformação aparente apenas mas em todos os sentidos. O termo usado aqui é Metamorfose. Seria nos moldes da lagarta que se enclausura em seu casulo, para sair literalmente transformada. Que avista a transformação desta não consegue acreditar que um lagarta feia se tornaria uma linda Borboleta.

E esse tipo de transformação que O cristão recebe quando deixa as velhas práticas rudimentos humanos e práticas aleivosa, para seguir um novo e vivo Caminho chamado Jesus. Amém!

Conclusão: Uma Vez transformados o Crente nos moldes de Paulo visa levar a outros o processo pelo qual passou até alcançar a Iluminação da Graça segundo a Pregação do Evangelho de Jesus. Amém!

Pastor: José Francisco o servo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.