LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL - PARTE II
EZEQUIEL
CONTINUAÇÃO...
*CONFRONTANDO-SE com uma realidade desconhecida.
Veja bem: O pensamento corrente em Israel, era que Yavé (Jeová) estava restrito
à Palestina e ao Templo de Jerusalém. Fato comum aos deuses das demais nações.
Assim deduziam que Yavé também era limitado a fronteiras.
No exílio esta ideia foi posta em xeque, pois os judeus aprenderam que Yavé
(Deus) poderia ser adorado fora dos limites da Terra Prometida. O próprio
Ezequiel vai vivenciar isto, as margens do Rio Quebar.
Ezequiel foi levantado por Deus. As margens do Rio Quebar...
Observação: Ezequiel esta em babilônia, longe de
Daniel, situado no Norte da Mesopotâmia (como já disse).
*Enquanto Daniel e seus amigos estavam alocados ao palácio real, desde
quando havia chegado ao império no ano também 597, embora ha que diga que a premeira leva Judia trazida a Babilonia, ocorrerá em 605. a.C. Se caso isto for veridico, Daniel não veio com Ezequiel, moral veio antes! Mais de fato 597 é mais vericivél, por que durante esse periodo de 604 a 609 a.C. Babilonia, Egito, Assiria e Israel estava vivendo tumultos de guerras e contendas. Por esta razão asseguradamente 597 é o perido mais viavél para a vinda de Ezequiel, Daniel e os tres Mancebos. enfim. A contagem de 605, vai nos dizer que (+-) 11/12 anos depois, Ezequiel seria levantado profeta na Região do Norte.
A Quem diga que daniel foi uma referencia para Ezequiel. (Ez 15, 14,16; 28.3).
Veja isto: Segundo essa pauta Daniel ser levantando antes diz o
historiador, então entre Daniel e Ezequiel tem um tempo aproximado de 11/12 anos de
diferença.
Mesmo assim Daniel vai despontar em sua chamada ao ponto de despertar em
Ezequiel o reconhecimento plausível de suas ações. E vê-lo como um
referencial nato.
.Uma observação: O primeiro relato de ações de Daniel em
Babilônia, se da, nos (Caps.2 e 4), quando o mesmo vai dar a interpretação ao
Rei do sonho da grande estátua e da grande árvore.
Veja que: O mesmo é chamado de chefe dos Magos (no Cap.4).
*Supostamente esteve presente quando seus amigos foram lançados na
fogueira (Cap.3). Mais não era tempo de falar, a lição ao monarca seria dada
pelos três mancebos, que encararam de forma espantosa a presença e as acusações
de seus acusadores. Penso que até Daniel, precisaria vê tal sinal, para não
temer a presença de qualquer monarca no trono do Império, Deus estava lhe
reservando algo profundo.
Sim! Daniel era muito cauteloso. Pois veja o que ele vai dizer, quando
vai da a interpretação do sonho: (Dn 4.19,27). Havia certo cuidado no seu falar
(naturalmente, pois já tinha visto as ameaças do soberano de babilônia no
Cap.2). Ao passo que os três jovens foram muitos mais ousados (dispostos a irem
ao fogo do que se dobrarem diante de um decreto cuja obrigação fazia todos
“literalmente se dobrar” diante de um ídolo). Depois desta Lição Daniel vai se
tornar um ícone dentro de Babilônia.
Sacerdote ou profeta?
Obs: E preciso recapitular para elucidar melhor esta prévia:
quando Josias morreu Ezequiel estava
com 14 nos. (Como já foi citado).
Logo: Durante esse tempo não poderia exercer o sacerdócio por conta da
idade. (Óbvio).
*Mais pelo que se consta aos 25 anos, já estava
praticando o sacerdócio como aprendiz. É neste tempo que vai ocorrer sua
deportação a Babilônia. (Também já visto).
Outro fato: Ezequiel foi contemporâneo de Jeremias e Daniel. Mais só veio a
profetizar mesmo 34 anos depois de Jeremias. Sim! Jeremias, depois de vê seu
povo sendo conduzido como predissera a Babilônia. Ainda vai continuar seu
ministério profético, por mais 6 a 7 anos.
Tempo este que, em Babilônia, Deus desperta Ezequiel para seus
propósitos.
E com certeza iniciou seuchamado muito antes de Daniel. (já citado
também).
**Só para confirmar o que já citei: É com certeza que o
mesmo: iniciou seu chamado profético, muito antes de Daniel. Agora algumas
perguntas importantes:
*Como suas profecias podem ter tantas precisões?
*Ele passeia no templo, cerca de 10 anos depois de ter sido levado à
babilônia?
*Como? Essas perguntas serão respondidas, com muita calma.
Ultimas informações antes de adentrarmos o conteúdo de seu livro.
1- Ele era casado, e seu casamento corria bem, até que Yavé (D’us)
anunciou a morte de sua mulher.
2- Sim! A Morte da mesma serviria como um sinal do sofrimento que os
hebreus enfrentariam.
3- Seu livro sempre fez parte do cânon hebraico, mas, em virtude das
diferenças em relação às cerimônias do templo e das leis mosaicas (Nm. 28:11 e
Ezequiel 46:6). Chegou a ser questionado... *Por conta disto: os
rabinos restringiram seu uso até quando as divergências fossem solucionadas na
"vinda de Elias" (Ml. 4:5).
Note mais ainda: O (capítulo 1) foi proibido nas sinagogas, e a
leitura privada, só era permitida àqueles que tivessem mais de trinta anos.
Por quê? Que mistério fazia este livro diferenciado?
Obs: Quando Ezequiel profetiza, parece que o mesmo estava nos dias dos
acontecimentos, que ele mesmo menciona. Sim! Como isto seria possível
se o mesmo estava em Babilônia?
Temos um mistério aqui, é fato! Mais Nada que Deus não nos esclareça.
Amém!
O LIVRO DE EZEQUIEL ERA AUTENTICO.
Sim! Nem mesmo os mais ortodoxos poderiam negar sua autenticidade. Ou mesmo
esconder suas verdades.
*O livro tem ligação direta com as profecias de Jeremias em alguns
pontos, e se distancia quando vislumbra o futuro.
*Ezequiel permeia passado, presente e futuro em seus escritos. É
autentico!
A CONSONÂNCIA PROFÉTICA.
Como descreve o profeta ‘os cestos’: Um deles contem: figos
bons, o outro, figos ruins e estragados.
O que representava esta figuração segundo a visão?
*O Primeiro cesto: Uma classe de Judeus tidos
como piedosos, e complacentes a Lei de Deus mesmo sob a pressão do
cativeiro. Sim! Os mesmo teriam o direito de voltarem findos os anos da
profecia dos 70 anos. Então ver-se que os primeiros a serem transportados eram
os figos bons. (Jr 11.16; 24.2-7, 8,10).
*O Segundo cesto: Tratava-se de uma classe de Judeus
incrédulos, que insistiam em não se renderem, não aceitando as profecias de
Jeremias. E às vezes instigando o velho profeta, o faziam sofrer duras
investidas. Estes não voltariam à pátria, pois nos, moldes de Joaquim
pereceriam no Cativeiro.
Sim! Jeremias foi duramente perseguido pelos incrédulos e Ezequiel parece que
seria poupado, mais seria um modelo de representatividade para os rebeldes,
porque também seria usado por Deus para eles... Bom! Mais como a tradição diz o
mesmo também foi perseguido pelos seus compatriotas.
O LIVRO DE EZEQUIEL
A essência do conteúdo e a Estrutura do mesmo em cada um de seus 48
capítulos.
Sim! O livro possui um compêndio vasto de profecias e Informações
magníficas que merecem atenção especial.
● As primeiras visões de Ezequiel e o seu chamado ao ministério
profético - 1 a 3
● Símbolos e oráculos - 4 a 7
● Visão de Jerusalém - 8 a 11
● Símbolos e oráculos - 12 a 15
● Adultério - 16
● Parábola - 17
● Responsabilidade pessoal - 18
● O lamento da leoa – 19
● Rebelião - 20 a 22
● As duas prostitutas 23
● A panela - 24
● Contra as nações - 25 a 32
● A restauração de Jerusalém, Símbolos e oráculos - 33 a 35
● Os montes de Israel são confortados - 36
● Ossos secos - 37
● Contra Gogue e Magogue - 38 e 39
● A restauração do Templo 40 a 43
● Cerimônias e rituais do Templo - 44 a 46
● As fronteiras e a divisão de Israel - 47 e 48.
Este prévio compêndio é só para termos uma ideia clássica do livro em
suas divisões de leitura. Os escritos originais não têm essas divisões que se
iniciam em nossas bíblias. Tais divisões foram elaboradas por Tomaz de Aquino a
fim de condicionar a leitura e torna-la mais atraente! Sim! Ficou mais fácil
para se compreender os originais, e diga se de passagem a língua portuguesa
possui a melhor interpretação das escrituras em comparações as línguas
mundiais.
Mais mesmo assim requer muita atenção e uma noção dos originais sempre a
Mão para consulta. Bom! Então vamos ao livro propriamente.
AS PRIMEIRAS VISÕES DE EZEQUIEL
Características básicas do chamado de Ezequiel.
“Ora no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, estando
eu no meio dos cativos, junto ao Rio Quebar, se Abriram os céus, e eu tive
visões de Deus”. (Cap.1.1).
1.
Trigésimo ano de sua Idade.
2.
No quarto Mês: (Abril)
3.
No Quinto dia deste mês, Ele destaca isto por razões óbvias
marcar suas profecias, nos moldes dos Cronistas.
4.
Ele deixa claro o tempo que já estavam no Cativeiro. Veja: Fazia
exatos cinco anos que Joaquim (Filho) o Rei que havia
substituído Jeoaquim (Pai), e reinou apenas 11 anos
estava vivendo no cativeiro, (v.2). Somando 11 + 5 = 16 anos.
*Isto implica dizer entre cinco ou seis anos depois (+- 592/593 a.C). É
que ele começa a Profetizar literalmente. Sim! Ele marcou a data de seu
primeiro contato sobrenatural com Deus.
Como estudar o livro de Ezequiel?
Bom! Para facilitar foi elaborado um sistema de regra onde o livro é
dividido em partes.
I - PROFECIAS PROFERIDAS NO QUINTO ANO DO CATIVEIRO DE
JEOIAQUIM (OU JEOAQUIM).
Local das Revelações. “Ezequiel vai descrever literalmente onde
estava quando foi agraciado com as Visões de Deus”. (Cap 1.1). Sim!
Temos uma Prévia sobre sua chamada, notificada aqui.
A) A visão dos Querubins. (1.1-3.15).
Depois destes fatos: ver-se: As Visões deste contexto onde se
apresentam: Os Quatro seres viventes. Descritos por: Querubins, e assim
reconhecidos por suas descrições. Porém os Quatro Seres tinham: Quatro
rostos e Quatro Asas cada. (vv.4-25).
Bom! Nada desabona o fato de ser comparada a classe Angelical
reconhecida por Querubins.
Segundo alguns renomados da cátedra teológica os tais anjos desta ordem
são capazes de se transfigurar, para poderem representar os desígnios de Deus,
de forma espantosa.
Porém um fato é real, o céu descreve seres assustadores no rol da
santidade de Jeová.
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