BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO


BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO UMA REALIDADE.



Texto: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (At 1.8).

Introdução: Virtude segundo a expressiva do texto indica, uma expressão de poder. Esse poder estaria sendo derramado sobre a Igreja. Capacitaria a mesma para a Obra designada a ela pelo Cristo. E a Igreja de Atos vivenciou esta dádiva (At 4.26-31).

Sim! O Poder do Espírito foi caracterizado por João sobre a Vida do crente como um batismo (Mt 3.11). Lucas também usou o termo batismo (At 1.8). Seria também usar o termo de forma clássica: que literalmente significa, submergido sobre o Espírito Santo. O mesmo pode ser visto sob quatro maneiras, tais quais:

*Uma promessa (Jl 2.28,29).
*Uma prova (Mt 3.11).
*Uma afirmação (Lc 24.49; At 1.5,8).
*O cumprimento da profecia (At 2.1-6).

Obs: Deus prometeu o Espírito Santo, como revestimento para seus filhos conversos (Jl 2.28: At 1.8). Essa vinda seria caracterizada como um derramamento: De como água sobre os sedentos, um manancial em terras secas. Cristo mesmo disse que daria águas vivas aos que Nele acreditassem! Tal expressiva é: Uma alusão ao Espírito Santo, como fonte de águas vivas dessedentando os crentes em Jesus, que abraçaram a fé!

1º- A firmação Joanina corrobora a promessa.

 Veja: João disse: “Após mim vem um que não sou digno de desatar suas sandálias... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...” (Mt 3.11).

2º- E a prova seria também afirmada por Jesus.

Vejamos: Jesus disse: “Ficai em Jerusalém ate que do alto sejais-vos revestidos do poder” (Lc 24.49).

3º- Cumprir-se-ia as afirmações 'Mediante' esta promessa final.

Oficializada pelo próprio Cristo: Quando estava sendo assunto aos céus disse: “Mais vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5). Aqui se cumpre a promessa profética, feita por Deus, e profetizada por Joel.

Logo o Batismo com o Espírito Santo é uma realidade! 
.
Sim! Ele veio como uma espécie de revestimento de poder caracterizando a Igreja sob a ótica de Cristo; a dar continuidade ao ministério da pregação; com uma nova responsabilidade; Anunciar a segunda volta de Cristo!

>O Batismo com o Espírito Santo era praticado (digo Buscado) pela Igreja primitiva! Foi predito que Tal condição seria dada a todos quanto Deus nosso Senhor o chama-se!

 O que caracteriza o Batismo com Ele? 

*Bom!  O falar em línguas ficou aceito como prova da Evidência do batismo na vida do crente, durante muito tempo
*Mais diante das muitas, especulações sobre esse assunto! desenvolveram-se linhas teológicas para explicar o fenômeno, ocorrido em Atos (Cap. 2).

Sim! Algumas dessas linhas Teológicas afirmam que: O Simples fato de você aceitar a Jesus como salvador e Senhor, você já é batizado com o Espírito Santo! 
*Bom! Eu até concordaria com esta linha, se o mesmo Jesus não tivesse feito duas afirmações.

1- Quando aparece aos seus discípulos depois de ressuscitar; Soprou sobre eles e disse: Recebei o Espirito Santo.
Sim! A forma com se expressou: foi uma amostra de como seria o derramar do Espirito Santo. E Então mais tarde, a descida do mesmo foi caracterizada por um mover que se assemelhava a um vento (o sopro)... (At 2.1-6).

Bom! Porque Jesus faz isto?  Havia necessidade? Se os mesmos já andavam com Ele (Jesus) a cerca de três anos, e ainda não tinham o Espirito Santo. Vamos melhorar a afirmação: E ainda não o tinham recebido? Essa é pra pensar! Vamos para a segunda observação.

2- Jesus vai da ordens a Eles, para ficarem em Jerusalém, até que se cumprisse a promessa do derramar profetizado por Joel, expressado por Ele (Jesus) como Revestimento de poder.
*Novamente vale a pergunta: Porque Jesus usa afirmações que não se encaixam no pensamento destes elementos, que fazem afirmações sem o Mestre ter dito? 
Veja porque: Se eles (Os discípulos) e mais uma multidão de seguidores (Cerca de 120 aproximadamente); que  haviam aceitado a mensagem salvífica de Jesus; vão se alocarem onde o mesmo havia mandado ficarem, Jerusalém. Sim! Se, segundo tais pensadores,  tinham o Espirito Santo? 
Para que ficar em Jerusalém a espera desse poder? Se  os tinham? 

*Observe que neste dia, (dia em que o poder foi literalmente derramado) João havia afirmado que Jesus era quem batizaria. E isto vai ocorrer literalmente conforme ele (João) dissera: Com o Espirito e com Fogo e Foram vistas sobre eles línguas repartidas como de fogo.

Sim! Esta tese não se corrobora com os fatos reais das escrituras. 

O crente cheio.

Outros acreditam que o crente pode se queimado, com o fogo da gloria, porém não é batizado! Seria o caso de se tornar um crente cheio como descreve as escrituras Em (At 6).  
   
->Sim, talvez!? Porém, o Falar em línguas em Atos (Cap. 2) Prova-nos apenas o cumprimento da descida veemente e impetuosa!  Outra prova é que os revestidos que ali estavam gozaram de uma carga extraordinária de poder sobrenatural e começaram a magnífica a Deus em outras línguas (no início misterioso depois estrangeiro) tanto é que os trausentes que ali estavam os viram e ouviram magnífica o nome de Deus (At 2.1-6). Agora as línguas repartidas como que de fogo, expressavam o que já disse “Mistérios” mais também indicavam: A autoridade com que falavam das grandezas de Deus!

E eram compreendidos! “Quando estas línguas entram no campo da incompreensão, são chamadas, de Línguas de mistérios, ou de anjos” segundos alguns ditos teólogo da Peumatologia, 1ª Co 12; 13).   

>Agora quando Paulo diz que os que falam em mistério, fala a língua dos anjos, só Deus pode compreendê-lo, tal fala ainda que não compreendida por quem fala; Diz Paulo que a tal edifica o crente, pois ele fala diretamente com Deus!

Por conta  disto algumas escolas surgiram no campo da Pneumatologia.

1ª Escola: reconhece o batismo, porém: Ficou aceito que para se reconhecer (Aceitar de fato), o batismo na vida de alguém, o mesmo teria que expressar tais línguas, quando estivesse sendo envolvido no poder do Espírito Santo!

2ª Escola: Esta vai um pouco mais além: Porém à medida que o novo crente se converte logo o mesmo recebe o Espírito Santo em sua vida! Para ajudá-lo a prosseguir na caminhada! Aqui as duas não divergem. 
*Mas esta é mais enfática ao dizer que o batismo não esta restrito apenas a manifestação das línguas estranhas, estas são apenas uma continuidade ao que já aconteceu desde que qualquer dom do Espírito Santo seja manifestado na vida do crente.

Ou seja, sinais visíveis da ação do Espírito Santo na vida do crente! Qualquer manifestação dos dons do Espírito Santo na vida do crente viabiliza o Batismo. Esse batismo não é caracterizado pelo fogo, mais por suas ações na vida do indivíduo. O Fogo é outra realidade. Amém!!!

*O DOM DO ESPÍRITO SANTO.

      Depois do batismo de fogo, símbolo da consagração divina de Deus em nós! Vem uma carga de Armas poderosas oriundas do Espírito Santo, que são: DONS (do grego charismaton): cujo significado é: Dádivas. Ofertas. Presentes; Também é visto como; Poderes espirituais dados pelo Espírito aos filhos de Deus. (1ª Pe 4: 10). Porém não devemos confundir Dons com Dom!

Note: O Dom quem nos dar é Deus! E quem faz chegar até nós, é o Senhor Jesus (Mt 3.11). Estou falando do Batismo com O Espírito Santo. (At 5.32; 10.45; 11.16,17). Esse batismo, era uma espécie de Revestimento de poder, como descreverá o Senhor Jesus Cristo em (Lc 24.49). Já os dons propriamente ditos são classificados por características sobrenaturais na vida do cristão (1ª Co 12.1-11)! 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO