1º LIVRO DOS REIS
MONARQUIA
ISRAELITA
Introdução:
O
livro marca: Os últimos dias de Davi e as lutas pela sucessão do Reino.
Uma Observação: Os livros de 1º e 2º Reis assim
como 1º e 2º Samuel, também 1º e 2º Crônicas formavam um único livro na
tradição literária hebraica e juntos chamavam-se Reis. Somente por meio da
Septuaginta é que foram divididos.
A Velhice da Davi.
Enquanto o velho Rei se aquecia com a
jovem donzé-la, cujo origem era Suném. Por esta via chamada de a Sunamita. Moça
esta que mesmo sob esta responsabilidade de servir de costela aquecida para
Davi. Este mesmo nunca a conheceu sexualmente.
A Usurpação de Adonias.
Sim!
Enquanto isto o Reino era disputado por Adonias, que legalmente seria o
Sucessor legítimo do trono. Fora ele não havia mais ninguém a ocupar a cadeira
a não ser o filho bastardo de Bate Seba; então por que não adiantar logo o
processo, O Rei já estava velho mesmo!?
Adonias era: Um filho, que Davi, não
questionava. E com o apoio de Joabe comandante do exercito e Abiatar, o Sumo
Sacerdote: Adonias subiu a trono enquanto Davi ainda estava vivo.
A Intervenção de Natã.
O Alerta de Natã a Bate-seba. Se
constituía de Uma promessa, feita por Davi, sobre seu filho Salomão. A promessa feita era que este
rebento seria o rei de Israel. Sob esta questão Natã ainda orienta dizendo: chama
Zadoque para ungi-lo rápido e colocá-lo no trono antes que seja tarde demais.
A Suplica de Bate-Seba.
Claro
depois da orientação do profeta Natã, Bate-Seba vai até o Rei e lhe cobra a
promessa feita a ela sobre seu filho.
O Bem da verdade: Dentre os filhos de Davi, fora
Salomão, que se quer teria direito legal ao trono, por conta de sua origem.
Todos foram rejeitados. Abisalão, depois de ter matado Aminom seu irmão (o
violentado de sua irmã Tamar).
Foi expulso do Reino. Depois de um tempo pediu o perdão do Pai e então voltou,
mais voltou mal intencionado. Quase destronou legitimamente Seu Pai.
...
Morreu de forma trágica. Menos
dois filhos. E por fim o ultimo Adonias.
...
Como
já disse por se o único herdeiro legitimo, resolveu adianta o processo. Mais
Ele não contava com a possibilidade de Salomão ocupar este lugar.
*Historicidade deste livro se se
inicia com a: Velhice da Davi. Ver pagina 110 do livro.
A decisão de Davi e o trono é
dado a Salomão.
Bom! Depois de ser cobrado, Davi não vê
outra saída a não ser da o Trono a Salomão como havia prometido.
Desta forma Adonias perde o direito. E
sabendo da decisão de seu pai, não vê outra saída a não se conformar (pelo
menos aparentemente). Temendo, Adonias, vai suplicar o perdão de Salomão.
I-
O Reinado de Salomão
Este começa a tomar forma. Porém diferente
de seu pai Davi, seu reino seria prático e diplomático. Não haveria espada,
mais diplomacia e diálogo.
1-*Salomão
consolida seu reinado (Cap.2.13-46).
Como regra Real de todo herdeiro, é
consolidar o reino, Salomão vai fazer justamente isto. Mais para isto, era
preciso reformar. E a reforma de Salomão, seria primeiro eliminar seus
inimigos. Estes eram: Adonias, Joabe e Simei. Salomão sabia que futuramente
teria problemas com estes três elementos. Então a melhor decisão era
eliminá-los (como já disse).
*A
Sabedoria de Salomão (Cap.3).
1-
Salomão
ao contrário das mãos calejadas pela espada preferia a diplomacia (já citado).
E por meio desta renovou a fez alianças comerciais. Atitude de quem queria ser
sábio da direção do Reino.
2-
O
Jovem Rei que começa a reinar com 17 anos, demonstra ser desde sua tenra
juventude um homem temente ao seu Deus.
3-
Como
prova de sua fidelidade ao seu Deus, quando sacrificava em Gibeão (1º Cr
21.29). O Senhor lhe apareceu e disse-lhe: “Pede o que quiseres que eu te darei” (Cap.3.5).
*Salomão pediu Sabedoria.
A Prova de que a alcançara, foi quando
duas prostitutas adentram sua presença com uma criança e uma disputa pela
mesma. (vv.11-15). Ao
Ouvir-las a decisão foi que partissem a criança ao meio. Para uma visão humana,
aquela atitude seria loucura e não sabedoria. Mais é ai que a sabedoria iria se
manifestar em meio a uma atitude insana. Um grito rasga a sala real. E uma das
mulheres comovida e pesarosa antecipando as dores que já lhe dominava, decide:
E diz Não, De o filho a esta. Porém a outra demonstrando um certo há de Raiva
diz: Que não seja nem meu nem dela... Aqui Salomão enquanto observava percebeu
quem verdadeiramente era a mãe do pequeno rebento.
Sabiamente agiu e disse: esta é a
mãe verdadeira. Dêem a ela o filho.
*A
Prosperidade do Reino de Salomão (Cap.4). Ver
pag. 111.
*Salomão, o
empreendedor (Cap.5.1-9). A Mega
construção do templo. A Aliança renovada com Hirão Rei de Sidon.
*A Expansão do
Reino o de Salomão. Por meio de suas Naus Salomão
alcança à distante Índia e as preciosas terras de Ofir de onde se extraía o
melhor ouro da terra. Sua fama alcançou a rainha de Sabá na distante África. Um
Reino prospero e inigualável.
*A
Insensatez de Salomão Cap.11.1-13).
Bom!
Salomão segundo o autor de Cetadeb, contrariou três leis estabelecidas para
Israel.
1ª
Não negociar com cavalos nem te-los em grandes numero (Dt 17.16).
2ª
Não ter harem de mulheres. (Dt 17.17).
3ª
Não acumular grande riquezas. (Dt 17.17b).
*O
trono sob ameaça
Salomão quando
fez aliança com o Egito casou-se com a filha de faraó, como se não bastasse
essa prática lhe pareceu comum fez o mesmo com uma Amonita. Como se não
bastasse cortejou um vasto Harem de 300 princesas e 700 concubinas.
Esse grande numero de
mulheres pagãs inclusive, forma as principais responsáveis Poe seu desvio de fé
e conduta.
Salomão
construiu Templos para os deuses de suas mulheres.
A
saber: Quemos, Moloque, Astarote e até Milcon.
Bom o fim do Reinado de Salomão
foi trágico. O Mesmo morreu com 58 anos. A quem diga que o mesmo se arrependeu
de seus erros e foi salvo, porém nada há que comprove isto de fato. A única
possível prova seria o livro de Eclesiastes. Onde ele afirma que tudo era
vaidade debaixo dessa terra.
II-
Roboão Assume o trono e o Reino é
dividido.
a) O Trono de Roboão. A atitude de
Roboão.
b) Jeroboão I, em Israel.
c) Depois da Divisão os Reinos Norte
e Sul.
d) O Reis mencionados neste livro.
e) Roboão (Judá).
f)
Abias
(Judá).
g) Asa (Judá).
h) Nadabe (Israel).
i)
Baasa
(Israel).
j)
Elá
(Israel).
k) Zinri (Israel).
l)
Onri
(Israel).
m) m) Acabe (Israel). (Ver. Pags. 116,117).
III-
O Ministério de Elias, Eliseu e
outros Profetas.
(Ver Pag.
118-121).
1-
Elias atua no Reino de Acabe e
Jezabel.
Deuses Baal e Azera.
2- A seca. Elias vesus Acabe.
3-
A Fuga de Elias e o Milagre de
Serepta.
4-
A Volta de Elias. O desafio dos
deuses.
5-
O Monte Carmelo. A arena dos
deuses.
6-
Morte aos profetas de Baal e Azera.
7-
A Chuva
8-
Acabe vê o favor
9-
A morte de Jezabeu.
Obs:
Enquanto Elias estava escondido. Deus suscitou outro profeta anônimo. Acabe é
seduzido pela vinha de Nabote.
Uma Aliança entre Acabe e Josafá. Micáias
é convocado por Josafá. (Cap. 22 41-50). Fim da primeira parte do livro.
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