OUSA O SOM DA CHUVA

Uma pequena nuvem

Texto: (1º RS 18.1,41-16).

Introdução:
       Elias é o Profeta do Altíssimo que vai Aparecer na História de Israel, no Ano em que Acabe o Sétimo Rei de Israel assume o trono. Sim! O profeta em evidência, Vai ter um ministério notável diante de Deus e do Povo. Assim como Aias E Jeú também profetas de Deus. Só que estes dois ao contrário de Elias, continuaram no anonimato. Elias vai sair deste anonimato para mostrar; A Soberania de Deus, a um Reino desviado, desde o momento da divisão ocasionada por: Roboão e Jeroboão. A História de Elias, portanto continua no anonimato quase que literalmente. Afinal, o que se sabe sobre ele é que: o Mesmo veio de uma pequena aldeia de Gileade, chamada Tisbi. Próxima ao Vau de Jaboque.

Sim! Neste capitulo da história será possível notar alguns grandes momentos da sua vida, momentos estes que marcarão seu ministério como Profeta do Altíssimo.

Note que: Elias é o profeta de Deus focado para o Reino de Israel, cujo governante é Acabe. Filho de Onri, Ambos, pai e filho, fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Porém: Acabe ainda conseguiu superar seu pai em irritar ao Senhor. Casou com um Sidonia, cujo nome era Jezabel, e adorou os ídolos dela. Edificou um altar para este deus profano na cidade de Samaria. (Cap.16.29-34).

Por conta de tamanha afronta aos céus. Elias mesmo por si só, toma as dores da irritabilidade (ira) Divina e se dirige a Acabe dizendo: Tão certo quanto vive o Senhor em cuja face estou que: Não cairá nem chuva nem orvalho, segundo a minha palavra (Cap.17.1). 

Observe que: Após dizer isto ao Rei de Israel, O próprio Deus vai dizer a Elias foge para o oriente e se esconde em Querite, onde um pequeno riacho (Córrego) apresentava Correnteza apenas em época de chuva. (1º Rs 17 2,3).

O Ribeiro de Querite.

      Em Querite (Cujo significado é medida certa), Elias vislumbra o sobrenatural de Deus. Sendo alimentado por corvos (Aves carnívoras), imbuídas por Deus de levar ao profeta "Pão e Carnes" durante o tempo que ali estivera até o ribeiro secar, por conta da chuva que não caia mais sobre a terra. (vv. 2-7).  Acabando-se a água do riacho, Deus vai direcionar Elias para novo endereço.

Alojando-se em Serepta.

       Em Serepta (que permeia o significado de: Fornalha). Isto por que esta chegando a hora de Elias encarar a verdade de suas palavras e enfrentar, os Bajuladores da Idolatria que permeava o Reino de Israel. Mais enquanto isto, Elias, vai ficar na casa de uma Viúva, designada por Deus para sustenta-lo.

A Ironia de Deus.

       Uma viúva. Já começava por ai. numa região cuja fome era assoladora, logo trabalho também era tão escasso quanto ter algum alimento. Sim! Esta é a cena que a mesma vai descrever ao Profeta. O que tenho: Um punhado de farinha e um pouco de azeite na botija. Como podes vê, tenho aqui gravetos que usarei para fazer fogo e com o mesmo assar o que tenho para mim e meu filho e depois morrermos. Elias não se intimida com a resposta da mulher e diz: Tudo bem, mais primeiro faze-o que te mando: me trás água, e depois um bolo. Por que assim diz o Senhor... Nada te faltará até que a chuva caia novamente sobre a terra.

Note: Em Serepta Elias esteve até findar o período da profecia: Segundo sua palavra, cuja assinatura levava a mão de Deus. Durante esse tempo a viúva viveu o sobrenatural, até visualizou seu filho ressuscitar. (Vv.8-24).

É chegada a hora.

"Mostra-te a Acabe": (Cap.18.1). Deus agora é quem vai assumir a dianteira. Veja Bem não há nem um indicio de que Deus mandou Elias profetizar a Seca. Todavia. O Mesmo deixou Elias, usar seu nome para promover a seca que já ultrapassara o terceiro ano. Mais agora O Próprio Deus, vai se manifestar a Elias. Veja: E veio a Palavra do Senhor a Elias dizendo: Vai te apresenta a Acabe.

Por que?

      Sim! Até parece que Deus estava dizendo a Elias o seguinte: Até agora tudo ocorreu segundo tua palavra e Eu concordei e aprovei tua ação, Mais, aparti de agora será segundo a minha.  Mostra-te a Acabe por que mandarei chuva.

Veja a questão dessa afirmação: "Mostra-te". Jezabel a Mulher de Acabe para se vingar de Elias manda matar os profetas do Senhor. logo Elias seria o próximo. Esta é a razão pela qual Deus o escondera Em Querite e em Serepta até findar os três anos. (Cap 18.4).
     Elias sai para se mostrar a Acabe, e enquanto se dirige para vê-lo, se depara com a realidade da terra. Seca em extremo, a fome era grande sobre a mesma. Enquanto observava a terra Elias vai se deparar copm o justo Obadias. servo de Acabe que quando soube da tramoia de Jezabel, escondera consigo cem profetas do Senhor e os manteve a pão e água.

      Porém agora: Obadias, seguindo ordem de Acabe em busca de água. Encontra-se com Elias, se prostra diante o Profeta do Senhor após reconhece-lo. Elias então lhe diz vai e dize a Acabe onde estou (vv.5-8).

Obadias retruca o profeta dizendo: Desde o dia em que sumistes, não houve um só lugar nesta terra onde Acabe não te caçou. E queres que eu o diga onde estás? Não, por que eu seria responsável pela tua morte? 

Elias Responde dizendo: Perante o Deus em cuja face estou (presença), hoje me mostrarei a Acabe. Tranquiliza o teu coração.
Obadias assim o fez. Acabe vai ao encontro de Elias, quando o avistou disse: És tu o perturbador de Israel? Não, o Perturbador aqui é você, por teres deixado o mandamento de Deus, como fizera teu pai e se desviado para os Baalins (seguidores de baal). (vv.16-18). Aqui agente começa a focar o desfecho dos impasses deste capitulo 18.

O primeiro O Impasse: O pecado de Acabe.

      Como Rei de Isarel Acabe tinha sobre sí a responsabilidade de Governar segundo a vontade de Deus, porém não fez. Acabe se desviou como todos os Reis que foram antes dele, e manteve o Reino debaixo da Idolatria.

O Segundo Impasse: A Idolatria do Povo.

A Idolatria de Israel, já era comum de se vê. Ao contrário do Reino do Sul (Judá), Israel estava vivendo longe de Deus. E mesmo assim Deus, não esqueceu deles. A seca era uma punição necessária. O povo precisa reconhecer o seu Deus outra Vez. Mais oque os impediam?

O Terceiro impasse: Os Profetas mentirosos de Baal e Azera.

      Quando Elias se apresenta a Acabe. Após retrucar o Rei, Vai logo lhe dizendo:
1- Manda ajuntar a mim todo Israel no Monte Carmelo.
2- Também todos os 450 Profetas de Baal e os 400 profetas do poste - ídolos que comem na mesa com Jezabel. (Cap.18.19).

Por que esta convocação eminente?

Que Israel era culpado de Idolatria isto era fato. Que a mesma incomodava a Deus isto também é fato. Porém: havia uma História que os Profetas de Baal procuravam manter como tradição arquitetada para atrair a fidelidade dos Israelitas em sua entidade. E Deus queria por fim a esta façanha. E para realizar tal ato o mesmo vai contar com a ousadia de seu servo Elias. Apelidado por nós outros de o "Príncipe dos profetas".

Que tipo de façanha era esta?

       Sim! Havia na cidade de Judá na época governada por Acabe e a atribulada da Rainha Jezabel. Uma ordem de recolhimento para o povo. Após esta hora com todos em suas casas.  Os profetas de Baal começavam a agir. distribuíam pão nos pés das estátuas das entidades principalmente a que estava na praça da cidade com cerca de dois metros de altura de Baal. No dia seguinte ao acordarem, o povo, se deparavam com tamanha fartura de pão. Então os adoradores de Ídolos da cidade diziam baal foi benevolente e fez surgir pão para vocês.

Veja bem: O Povo estava sofrendo por conta da insanidade de Acabe o líder do povo que se curvou a idolatria de sua mulher Jezabel. Por conta disto todo o povo também estava sofrendo a sequidão que assolava a terra na época por conta de uma vós profética que partira de Elias a Acabe. Por tua causa a terra ficará sem chuva..., por 3 anos e meio.

Então estes impasses precisavam serem removidos. Elias vai desafiar os profetas de Baal para um duelo de Deuses. A regra era clara, o Deus que fizesse chover fogo dos céus este seria o Deus do povo e o verdadeiro Senhor. (Cap.18.19).

Só uma Observação: Deus iria manda a provisão na terra por meio da chuva, porém o mesmo queria do povo uma decisão. O Desafio de Elias foi uma ótima investida contra a idolatria do povo.

A Arena dos Deuses.

1- O Monte Carmelo se tornou a Arena dos Deuses. A plateia toda reunida de um Lado e Elias sozinho, Representando Seu Deus. Enquanto isto do outro lado 450 profetas do deus profano Baal, mais 400 profetas poste-ídolos de Azera também expressavam seu apoio aos Baalins.  Sendo assim um total de  850 profetas, contra um só homem.

2- O Desafio seria marcado pela seguinte realidade: O Deus que Respondesse com fogo, seria o Deus verdadeiro. Lembrando que Baal por se mais influente que Azera, os 450 profetas desta entidade fora quem entrou em batalha contra o único profeta do Senhor.

3- Os profetas de Baal se preparam primeiro: Começaram a clamar a Baal desde manha cedo e se estenderam até ao meio dia. Enquanto isto Elias zombava deles: Gritem mais alto: Quem sabe ele não foi viajar ou esta dormindo, assim ele despertará. Os profetas começaram a se martirizarem com facas e lanças e a derramarem sangue, por isto era costume deles e nada. Isto fizeram até caírem esgotados e sem nenhuma resposta

Quem é o Deus Verdadeiro?

1- Chega à vez de Elias.

      Primeiro "Reparando" o Altar: Sim! O Altar que estava quebrado, por conta do abandono da fé do povo e do descaso dos Reis de Israel. Então Elias manda que se fizessem conforme o numero das tribos essa reparação. Doze pedras conforme o numero das tribos.
Apos restaura-los, o mesmo então preparou a lenha, mandou cortar o bezerro, e o pôs sobre a lenha. Depois mandou que enchessem quatro cântaros d’águas e lançassem sobre o holocausto. Fizeram isto por três vezes. Até o pequeno rego que fizeram em volta do mesmo transbordara. 

2- A Oração de Elias.

Aqui Elias começa a clamar ao Senhor: Deus de Abraão de Isaque e de Israel. A Oração do Profeta tinha como Objetivo: Vê claro a gloria de Deus. Porém tinha também a intenção de trazer o povo de volta ao altar da adoração. E enquanto ainda falava diz o texto que: Deus mandou fogo do Céu. O Holocausto foi consumido, até as pedras e o riacho foram consumidos.

Vendo aquilo o povo exclamou: Só o Senhor é Deus!
O impasse mais importante a ser removido: A Incredulidade do povo. Com este caso resolvido por conta do fogo; Restou aos mesmos por fim aos causadores de blasfêmias dentro do reino. Morte aos profetas de Baal e os de Azera.

Com este caso resolvido: Elias se dirige a Acabe. E aqui começa a mensagem: "Ousa o som da chuva".

Eu Vejo Uma Pequena Nuvem.

    Com a Incredulidade removida, os falsos profetas mortos e os deuses Baal e Azera foram envergonhados. Elias diz a Acabe Sobe, come e bebe, Por que há Ruído de uma grande chuva. (v.41).
Note: Três anos e meio sem chuva. Aquele seria o dia em que Israel provaria da providencia de Deus de forma abundante. Note por que: Rios, Lagoas, Riachos e fontes voltariam a fazer parte daquela terra de novos.
       Isto seria um ato de misericórdia Divina. Enquanto Acabe sobe a comer e beber. Elias sobe ao cume do Carmelo e vai orar com o rosto em terra.

Por que Elias vai orar?

Veja Bem: Quem profetizou que não choveria segundo a sua palavra foi o próprio Elias. Dessa vez o mesmo queria ter certeza, de que a fala não era sua, mais do Senhor. Note: Elias não esta duvidando, esta crendo piamente, que a única razão que achou para tamanha confiança foi Orar e esperar. Ele é o único profeta que veja esperar a manifestação de algo de joelho.

Veja por que: Três fatores precisariam acontecer para que a chuva viesse acontecer.

1- Água na terra, que tivessem passado pelo processo de evaporação.

Isto não era possível por que aquela região não vira chuva por cerca de três anos. Logo não havia nas fontes restantes água suficiente para promover uma abundante chuva.
Elias aqui precisava de um milagre... Motivo pelo qual esta de Joelhos. Aquilo seria para Deus outra grande façanha.

Veja bem! O processo de evaporação, chamamos de fenômeno climático. O Sol aquece a terra, as águas evaporam e sobem juntamente com o ar, em pequenas e minúsculas gotículas de águas, tão leves quanto o ar. Essas pequenas gotículas se acumulam e formam as nuvens. Quando estas nuvens carregadas de águas atingem alturas elevadas, ou se encontram com uma massa de ar fria, se condensam, transformando-se em águas novamente.

Sim! Como é pesada e não conseguem se sustentar no ar; as águas caem em forma de chuva. A chuva que Elias previu para Israel era grande e abundante. Logo Elias precisava de um fenômeno milagroso, por que climático naquela região como já disse era impossível.

2- Nuvens naquela Região.

Veja bem Nuvens era o que aquela região não conhecia a cerca de três anos. Enquanto orava Elias pede a seu moço que subisse e olhasse em direção a banda do mar. Era o único lugar na visão de Elias de onde poderia vir nuvens.

O Moço sobe e desce em seguida dizendo não ter avistado nada. O profeta continua de Joelhos e lhe diz. vai e sobe agora Sete Vezes.

Por que Sete?

O Sete é um numero particular para Deus. O Seu significado e muito rico. Para muito ele representa: Perfeição. Para outros o Numero de Deus. Mais o mesmo esta relacionando a Santa convocação, Promessa e juramento, bem como: outra semente. Então posso conjecturar que: o, sete, aqui tem ar de Promessa e Juramente:

Veja bem: vai chover. Não foi isto que mandei dizer a Acabe.

Note porem que: Palavra de Deus tem o sim da aprovação, antes mesmo, de se cumprir... Por quê? Por que, Ele, não é homem para mentir, ou para se arrepender (como homem). (vide: Nm 23.19).

Note: O Moço sobe as Sete vezes: Na Sétima Vez, ele desce dizendo: Eu vejo uma pequena nuvem se formando da banda do mar, mais seu formato é do tamanho da mão de um homem; ou seja, mede entre 18 a 25 centímetros. Ao Ouvir aquilo, Elias, viu que era o sinal de Deus. E em seguida manda o moço dizer Acabe, para se preparar e correr antes que a chuva o apanhasse naquela Região.

Veja agora outro mistério de Deus, segundo a Meteorologia. Nuvens são vistas como um aglomerado de partículas de águas ou gelo. Veja bem! Partículas.

E onde esses vapores de águas são extraídos?

    De Rios, Mares, lagoas, piscinas e até mesmo do corpo humano. O primeiro processo para desaguarem é quando atingem alturas elevadas (como já vimos). A Meteorologia diz haver vários tipos de nuvens, mais as mais comuns são: a Cirrus (nuvens brancas formadas por partículas de águas e gelo).

      A Stratus (Nuvens acinzentadas e baixas). E a Cumolonimbus (Nuvens grandes e também cinzas, carregadas com grandes quantidades de águas), estas são as responsáveis pelos trovões, ventos e relâmpagos.

Veja Bem: O Moço não vai dizer que tipo de nuvem estava se formando NOS CÉUS de Israel naquele dia. Oriundas da banda do mar. Mais Elias entendeu que era grande e trazia água em abundancia. Foi o que Ele disse a Acabe: Uma abundante chuva...!

E enquanto o moço notificava a Acabe a noticia os céus se enegreceram com nuvens e ventos. Note: Aqui Deus estava mandando o que a ciência meteorológica chama de cumolonimbus. Por que aquela região precisava de uma chuva poderosa literalmente.

Com Elas Rios voltariam a fluir, mares seriam abastecidos, riachos dariam lugares em regiões adversas, fontes surgiriam em lugares inexplicáveis. Era a provisão de Deus chegando de forma abundante. Por que o mal fora eliminado dos corações do povo.
Acabe vai se refugiar da chuva em Jezreel. Enquanto ele corre para lá, A Bíblia vai dizer que o poder de Deus veio sobre Elias, e cingindo-se, e veio correndo perante a Acabe até chegarem a Jezreel.


Conclusão: Mares representam expansão. Rios representam águas em movimento. Riachos, provisão e Fontes, segredos. A chuva é o fim da sequidão. O inicio de uma nova safra. Sinal de provisão e bênçãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.