PROFETAS


TEMA: OS FALSOS PROFETAS.

Texto:
 (Dt 18.22).

Introdução: O Ministério Profético nem sempre foi uma escolha Divina segundo as escrituras. Sim! Alguns fatos na história Bíblica mostraram e ainda hoje mostram que tal ministério sempre foi desejado por muitos. Na Época do Antigo Pacto tal ministério era avaliado pelo status que  o mesmo rendia aos candidatos profetas. Sim! Não se pode esquecer que por conta deste sacro status muitos se faziam profetas.

A Razão era: O respeito aos profetas era algo sobrenatural.

Veja porque:

       Na liturgia Israelense, um profeta era um porta vós do Todo Poderoso. Logo a presença de um profeta significava muito para o povo. Era sinal de que o Próprio Deus estava presente.

Note: Até Escolas de profetas foram erguidas por conta do status de ser um porta vós de Deus. Sim! Como costumo dizer: logo era comum ver nestas escolas candidatos dispostos a serem um dia separados pelo próprio Deus e assim serem legalmente seus porta vozes.

Por que Razão? 
      Simples: Sempre onde havia um profeta, havia obviamente um manifestação Divina prestes a acontecer.

Temos aqui dois exemplos:

1- A Menina que Naamã levou cativa para sua residência. Veja: esta pobre cativa, vendo o seu sofrimento, abriu os olhos do grande General, para uma possibilidade de cura. Sim! Ao aderir a ideia desta possibilidade, os fatos o levara a desejar esta diante do profeta. Fato que veio acontecer, só depois de ter sido legalmente curado. (2º Rs 5).

2- O outro exemplo entre muitos que posso citar: é o caso de Elias, quando fora ameaçado pelos três pelotões de Soldados que foram enviados para o prender. Nestas alusivas Elias só vai dizer: "Se sou homem de Deus (Suma: como vocês estão dizendo) que desça fogo do céu e os consuma". Bom o terceiro pelotão só foi poupado por conta da reverência do capitão.

Aqui ver-se que até autoridades civis e militares estão subjugada a autoridade do profeta.

Porquê

Obs: O Profeta (O Nabi do Hebraico) era o vidente de Deus, o homem que andava com Deus, o homem que falava em nome de Deus, que detinha em si toda autoridade de Deus  desprendida, a ele como servo. (1ºRs 1.9-14).

Note que este: É o Único ministério dentro da Bíblia que não vai ter intervenção humana.
Exemplo: O Sacerdote precisava do Profeta para consagra-lo, o Rei precisava da unção do profeta e em alguns casos ate do sacerdote, para ser Rei reconhecido.

No entanto: O profeta só precisava do Chamado de Deus.

Temos aqui Moisés, chamado escolhido separado e ungido pelo próprio Deus.  O Mesmo pode se dizer de Jeremais (Cap. 1.5); de Isaías (Cap.1.6-9); e de Ezequiel (Cap.2.1-3). Sim! Estes três exemplos ver-se  claramente, o chamado de Deus direto em evidência.

A posição de destaque.

Sim! Era esta posição que o profeta galgava; por conta disto: ser profeta era sinal de honra, respeito e temor. Mais nem sempre era assim. Jeremias, foi pro calabouço. No Novo Testamento: Jesus foi crucificado, Paulo foi espancado. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, e João foi jogado numa Ilha prisão.

Bom! Tirando estes fatos, ser profeta ainda é status. O Mesmo Jesus Ratificou que muitos falsos profetas surgiriam. No Antigo Pacto eles disputavam acirradamente com os verdadeiros homens de Deus. Ate hoje não tem sido diferente.

Como era essa disputa no passado?

1- Veja Como Ananias se contrapusera a Jeremias (Cap.28.10-11).
2- No Episódio de Josafá e a Acabe quatrocentos profetas foram chamados a profetizar. Imagine quatrocentas vozes em uníssona dizendo a Acabe vai, que a vitória é tua, o senhor é contigo. O que chama a atenção aqui é a desconfiança de Josafá. "Vem cá aqui num tem nem um profeta de verdade, não"? Acabe meio desanimado vai dizer tem ai um tal de Micáias mais ele nunca fala bem de mim. Então esse num conta! Quatrocentos mentirosos queridinhos de Acabe, que foram possuídos por um espirito de mentira (cf: 2º Cr 18.1-27).

 Suma: Você já sabe o desfecho dessa barganha de profetas. Josafá é repreendido e Acabe foi morto como previsto, pelo escorraçado Micaias, o verdadeiro profeta do Altíssimo.

I- O Objetivo do verdadeiro Profeta.

1- Obedecer a Deus. Sem questionar.

2- Falar a Verdade. Veja esta afirmação: Como eu queria que o que tu estivesse dizendo fosse realmente verdade... Mais os profetas que foram antes de mim e de ti...disseram justamente o que eu disse: o fim desta Nação por um tempo. Esta baseada no que afirmou Jeremias a Ananias. (base: Jr 28).

3- Seguir a vós da Verdade Divina. Aqui o jovem ainda Isaías vai dizer depois da transformação que recebera: Eis me aqui envia-me –a  MIM... (Is 6.8).

4- Depender exclusivamente de Deus. Aqui temos exemplos de Elias: Onde Deus. Mandou um Anjo lhe alimentar de pão na jornada. Lhe deu um ribeiro em Querite (medida certa). E depois mandou corvos (pássaros carnívoros). lhe levar carnes frescas.
Depois o enviou a Serepta (fornalha). Para ser sustentado por uma pobre viúva prestes a morrer. Dependência exclusivamente Divina. Ser profeta tem seu preço. E só Deus pode pagar!

Em Eliseu temos outro Exemplo: Quando uma Senhora, vai demonstrar sua generosidade ao profeta sem esperar receber nada em troca. lhe concedendo: Um quarto na parte alta de sua propriedade, pondo-lhe, uma cama (descanso e renovo), uma Mesa. (comunhão e projetos), Uma cadeira, (autoridade, decisões e reflexões), uma lamparina (candeeiro), Luz, visão. Por ela sabia que a presença de Deus seria sobre sua vida sobre sua casa. Ter em casa um profeta e ter Deus presente.

5- Ser um referencial: Elias foi referencial para Eliseu, por conta disto ele pediu o dobro da unção que estava sobre Elias.

Bom! Isto é só uma prévia do que é ser um profeta de verdade. Agora A prédica do tema Parafraseia a ideologia de Falsos profetas.

Como ja foi citado eles são reais e tão antigos quanto a história. E não estou falando de falsos profetas de deuses pagãos. Como os profetas de Baal, de Azera, ou mesmo os de Moloques. Sim estes sabemos que já são falsos por si só!
Mais me refiro aos que estavam inseridos no meio dos Santos profetas de Deus, profetizando mensagens de massageamento de Ego.
Indo mais além no passado vê até profetas comprados, como Balaão.

II- O Alvo dos Falsos profetas.

1- Destruir os pilares da verdade.
2- Combate a autenticidade da verdade. (vale citar novamente: Jr 28.1-4,12-15).

a) Como Identifica-los.

     Segundo a Bíblia, Geralmente são agressivos (1º Rs 22.24).
São: Gananciosos (1º Rs 22.11,12).
Fingem santidade (Nm
São Puxa sacos e interesseiros.
Buscam reconhecimento e aplausos.

b) O que anunciam?

    Bom! De acordo com o que se vê em relação aos quatrocentos profetas de Acabe; é uma mensagem de Ego. Mensagem esta que agradava o coração do desviado Rei Acabe.
No Cap. 28 do livro de Jeremias: inicia-se um episódio onde profeta de Deus, é posto a prova diante de um falso profeta.
    O espírito desses profetas tende a se opor aos conceitos de verdade e integridade. Quando estes em suas analises são contraditórios causam desconforto. Foi assim que Ananias avaliou a Profecia de Jeremias. Desconfortado partiu literalmente para agressão física. Tomando com violência o jugo de madeira que Jeremias usava para representar o Domínio Babilônico sobre sua nação. Ananias quebrou o jugo e ratificou sua profecia. Afim de invalidar a afirmação de Jeremias. Profeta agressivo.

A Bíblia mostra claramente que tais indutores são canais fáceis, a serem manipulados por demônios.

Obs: Numa Ocasião bem distante desta realidade. O Apóstolo Pedro que seguia o Mestre Jesus se permitiu se usado por um destes espíritos enganadores afim de desestabilizar a mensagem Divina de Jesus. Sim! Para estes espíritos enganadores os falsos profetas são canais importantíssimos, afim de causar, o que estão acostumados a fazer, destruição.

O que anunciam então?

.Uma mensagem que:
.Massageia Ego.
.Uma de interesse pessoal.

Outra observação: Os Falsos profetas vivem a imitar o verdadeiro. Eles querem transparecer autenticidade e credibilidade. Alguns por um tempo até conseguem, mais serão desmascarados quando o verdadeiro profeta de Deus chegar no ambiente. Sempre vai haver Um "Macaias na Brecha". Um Elias no deserto e um Eliseu na pra receber a capa.

c) Como desmascara-los?

Bom! Essa é uma Missão, onde o próprio Deus vai tomar partido.
A Primeira coisa a fazer é solicitar a Deus, discernimento. Uma observação Quando Deus fala por intermédio de um profeta, raramente Ele, ira usar outro para confirmar, mais em virtude da propriedade do coração humano, Ele tende a confirmar, para autenticidar sua palavra. Afinal Ele, quer deixar claro que; Ele, não é homem para mentir, nem filho do homem para se arrepender (Nm 23.19). O Mesmo vai velar (cuidar) para que a palavra proveniente Dele encontre seu alvo e se cumpra (Jr 1.12).

Note: O verdadeiro profeta jamais irá aceitar propina, jamais ira se vender, jamais se dobrará aos anseios dos corações humanos, pois acima de sua honra esta Deus.
 Sim! A forma de confundi-los e desmascara-los é: Primeiro Julgar suas profecia. Jeremias o fez com categoria: Que se cumpra o que você esta dizendo: Porém, profetas que foram antes de mim, já haviam anunciado o que foi dito aqui hoje.
A Questão de julgar a profecia é empregada por Paulo no Novo Pacto, com maestria.

III- Objetivo desta prévia.

1- Descobrir e desmascarar o falso profeta.

2- Combater suas teorias proféticas, assegurando a autenticidade da verdade.

3- Não dar crédito ao que eles dizem.
Obs: Uma fraqueza visível no falso profeta é a habilidade que o mesmo tem de se irritar quando não receber crédito no que disse. Caso claro em Ananias.

IV- Quando perdem a credibilidade tornam-se perigosos.

O Profeta que veia de Judá:

A Bíblia nos fala a respeito de um caso atípico (1º Rs 13 1-34). Um profeta Novo fora enviado por Deus a uma missão em Betel.

A MISSÃO.

Profetizar contra os sacrifícios profanos e a queda do Altar.
Por fim o Reino de Jeroboão.

A determinação de Senhor.

Sua trajetória era ir sem se deter com ninguém ou comer qualquer coisa no local da missão e muito menos voltar por onde fora.

O profeta velho.

Um velho profeta sabendo de sua chegada foi ao seu encontro cheio de boas intenções, convida o moço para sua casa.
O Moço vai explicar que não tinha autorização de Deus pata fazer aquilo que lhe dissera o Ancião.
O mesmo vai achar que tudo àquilo não passava de uma mente nova e temerosa, que tinha muito a aprender. Ele como uma lenda viva se achava apto a dizer ao moço vem comigo come e descansa. Pois um Anjo fe Deus me apareceu e disse para tu vires comigo. (Mentiu descaradamente, ainda usando o nome de Deus).
O Moço deu crédito ao ancião, afinal segundo a tradição quem iria duvidar de um ancião.

Moral dessa história o moço foi morto e devorado por um leão.

Lição: Quando Deus falar contigo obedece. Não saia por ai consultando quem já perdeu toda credibilidade. Isto significa Morte. Dar crédito a quem Deus não usou é sentença de morte (Acabe também morreu, Ananias também morreu, o Jovem aqui também morreu). Acreditar no falso e desacreditado é morte.
Mais crê nos profetas de Deus autênticos significa Vida. Por isso Jesus sempre afirmava: Credes em mim e vivereis. Lembrando que o ministério profético de Jesus estava e ainda esta acima de todos.

Conclusão: Ainda existem profetas de verdade no Arraial, creia neles e vivereis. Ore sempre quando a profecia não houver consonância com a Palavra de Deus. Isto me faz lembrar: quando Deus nos dava uma Revelação para um determinado jovem: O Senhor me dizia que estava pondo sobre o mesmo uma unção que transcendia seu corpo atingindo seus ossos e se misturando a medula, se estendendo por toda a estrutura óssea do mesmo. Achei aquilo incrível, embora eu mesmo já estivesse começando a achar que estava falando demais. Quando o Senhor aplacou minhas dúvidas dentro da palavra, me dizendo que os Ossos de Eliseu, mesmo no túmulo conservava a unção. È assim que Deus faz, fala e confirma na sua palavra a fonte mais segura de toda a profecia. Ratificando: Jeremias para se resguardar fez o mesmo usou as profecias antigas de outros profetas autênticos: tais como Isaías, Joel e tantos outros. Deus não deixa o verdadeiro profeta desestabilizado diante daqueles que usam de engano na casa do Senhor. Lembre-se disto.  Amém!

A Honra, a glória, o poder e a majestade eterna para todo o sempre a Jeová. (Deus). Ao Digníssimo Espirito Santo toda expressão de amor, louvor e gratidão. Ao Meu Cristo razão de minha vida, motivo de minha fé, meu eterno Senhor e Redentor... Te amo Cristo! Amém!



José Francisco - o servo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.