PRISIONEIROS ESPECIAIS

A MEIA NOITE HORA CREPUSCULAR

Texto: Pela meia noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os presos ouviam (At 16.25).

Síntese da mensagem:

A Chave: Oração e Louvores.
O Enredo: Paulo e Silas na Cidade de Felipo.
O Desafio: A Menina com espíritos adivinhadores.
O motivo da cadeia: A pregação? Os senhores da jovem queriam um motivo.
A cadeia: Casa de adoração e reverência.
Os presos: Ouvintes.
O Carcereiro: O primeiro converso.
O Terremoto: Deus em ação, em prol de seus dois filhos.
Paulo e Silas: Apóstolos de Jesus em plena atividade missionária.

Introdução: Estamos entrando na historia, onde a segunda viaje missionária de Paulo é o foco. Ao chegar da primeira viajem Paulo se estabelece em Antiorquia até decidir voltar a visitar as Igrejas e crentes conversos desta primeira viajem*. (Atos 15:36-18:22): Sim com a Igreja em construção nesta localidade, Paulo finalmente se achava pronto para partir em outra viagem missionária.
Solicita a Barnabé que se juntasse a ele nessa nova empreitada, que como já disse tendia  ser uma visita as igrejas de sua *primeira viagem missionária.

Mais Barnabé, não queria voltar, pois tencionava outro lugar, seria: Um desacordo? Aparentemente sim! No entanto, tal separação, pode se dizer que: Deus transformou esta disputa em algo positivo, pois agora havia duas equipes missionárias. Barnabé foi para Chipre e Paulo foi com Silas para a Ásia Menor.

Pode se afirmar então sem medo que: Deus providencialmente redirigiu Paulo e Silas para a Grécia, levando o Evangelho à Europa. Em Filipos, a equipe missionária foi espancada e presa.
A cidade de Filipos, nesta época era um grande centro comercial, Paulo e Silas entram na cidade apregoam a palavra mais o povo não estavam interessados em ouvi-los. Poucos se importavam, até que: Paulo e Silas são confrontados por uma moça possessa que carregava em si um espirito de adivinhação.
A menina chama a atenção de Paulo quando endossa a pregação: Estes dois apregoam palavras boas, acreditem.

O Espirito na menina achou que pelo fato da cidade esta subjugada a seus domínios, de imediato ao concordar com eles, o povo certamente se voltariam contra Paulo e Silas. Mais não foi isto o que aconteceu. Paulo vendo que aquilo se tratava de uma possessão, agiu e expulsou o espirito na moça.
Agora sim! Os senhores daquela moça vendo a fonte de seus lucros desabilitada das propriedades que possuía. Investem contra Paulo e Silas.

A Cadeia de Felipo.

Uma cadeia destinada a presos de alta periculosidade. Uma mega prisão incapaz de ser demolida.
Aquela prisão estava agora recebendo em seu seio dois prisioneiros especiais.

Porque especiais?

1-Por que não eram prisioneiros comuns. O motivo da prisão foi uma insatisfação, pelo que havia ocorrido. Estes homens apregoam algo que vão contra nossos princípios e costumes.
2-Na verdade estavam enfurecidos por que a esperança de lucro deles havia perdido o valor.
3-Na prisão alegra-se com a oportunidade de sofrer por Cristo: Sim! Eles oravam e cantavam. A oração se estende os presos estão ouvindo, então: a “Meia Noite, Hora Crepuscular”. Repentinamente, o Terremoto de Deus, veio abrindo as portas da cela e sobrenaturalmente as correntes se abriram.

O CARCEREIRO ENTRA EM PANICO E TENCIONA MATAR-SE.

Paulo brada não faças isto, pois estamos todos aqui. Ninguém havia fugido.
A Conversão do carcereiro e de sua família foi o marco daquela prisão. Tudo o que Deus faz é bom e é perfeito. Mesmo que pareça loucura, o inicio. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa.

Conclusão: O Carcereiro foi o primeiro converso desta viajem missionária. Ao parti de Filipo, Paulo e Silas vão a Atenas. No Areópago. Ele proclamou o único Deus verdadeiro que podia ser conhecido e adorado sem ídolos feitos por mãos humanas. Novamente, alguns desprezaram, enquanto alguns acreditaram.
Paulo ensinou aos fiéis em Cristo e estabeleceu igrejas. Durante esta segunda viagem missionária, Paulo fez muitos discípulos de todas as origens: um homem jovem chamado Timóteo, uma empresária chamada Lídia e o casal Áquila e Priscila.

E a prisão?

Esta nunca mais foi a mesma. O abalo sísmico danificou sua estrutura, ao ponto de não mais poder ser usada.

Isto é o que Deus faz quando encontra homens e mulheres compromissados com sua obra. Ele se manifesta até em prisões, salva e mostra por que é chamado de Deus. Gloria a ele para todo o sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO