OS SETE CÁLICES

SETE TIPOS DE CÁLICE

Introdução: No descortinar das escrituras descobre-se sete alusões relacionadas a cálices. E não estou falando dos sete vistos na alusão de Apocalipse. Mais de um contexto geral. A começar por aqui: Note porém que: alguns são conjecturas, afim de verbalizar a aplicação da mensagem. Outros porém são reais e literais na expressão. Como o cálice da salvação por exemplo.

Vamos à mensagem em si.

1ª Cálice: Esta relacionado a “O Cálice de Deus”.  Este é o cálice da revelação (Gn 1.1,2).

Este cálice nos revela Deus na eternidade e criador de tudo. Quem bebe dele nunca mais é o mesmo. Pois o próprio Deus, esta disposto a lhe revelar coisas grandes e firmes, desconhecidas de nós... (Jr 33.3).

2º Cálice: Este aponta para o “Cristo”. Seu conteúdo é aluzido pelo salmista que o chama de o cálice da salvação (Sl 116.13). A Oração do Salmista enriquece esta Canção: Tomarei o Cálice da Salvação e invocarei o nome do Senhor...! Aquele que invocar o nome do Senhor será salvo: (Vide: Jl.2.32; At 2.21; Rm 10.13). A certeza da salvação é por que Deus, vai esta perto daqueles que o invocaram.
Note: Quando usa essa expressão: O Salmista esta realmente dizendo que o seu Cálice não fazia só uma aliança mais dava forma a ela, em atos e fatos.

Só Uma Observação: Jeová (Este nome deriva desta expressão "YHWH", definido como o incomensurável, porém quando tal descrição aparecia na sua leitura formal da lei, não sendo o Sumo Sacerdote quem a estive fazendo, substitua-se por Adonai. 
Então só o Sumo Sacerdote, poderia citar este nome na sua essência real, e o fazia uma vez por ano. (E lia-se YAOHU) ou Javé, ou Yahweh século 5 a.C., Jehovah ou Jeová, século 13 d.C. são vocalizações comuns do nome pessoal de Deus baseados no 
tetragrama hebraico), O mesmo significa: O Senhor é Salvação).

Já o nome Jesus, extraído também do Original Hebraico (Yoshua).  Também vai esta ligado a este significado como: O Senhor Jeová é salvador. Neste caso (em relação a Cristo), por tê-lo, o enviado para concretizar seu plano de salvação. E já que ambos são, a mesma essência. Não vemos diferença nestes significados. Amém!

*O Cálice da salvação que o salmista parafraseia, é proveniente de Deus (Jeová), Jesus é proveniente de Deus (Jeová) como agente da salvação. O Cálice da salvação é o próprio Cristo. Por que Ele salvará seu povo...(Mt 1.21).

Note: O cálice de Cristo é marcado como: O cálice da dor, por que sua ação trás o pacto de Deus. (cf: Mt 20.22; 22.42; 26.27,39). Amém!

3º Cálice: “O Cálice do Espirito Santo”. Fala de plenitude: Ser cheio! (Jl 2.28;At 2;4.29-30).
Quem bebe deste Cálice é conduzido sem reservas pelo próprio Espirito Santo a lugares de grandes revelações, segredadas aos que aceitam seu favor. (1ª Co 2.10).

4º Cálice: “O cálice da Igreja”Note: A Igreja esta provida de Deus que a escolheu. De Cristo que a salvou. E do Espirito Santo que a Encheu e a capacitou. Desta forma só resta esperar o grande dia. Para ela esta o “Cálice da aliança”. Oficializado com Sangue (1ª Co 11.25). Tornando se assim também um Cálice de esperança. (1ª Ts 4.17).

5º Cálice: “O Cálice dos Anjos”. Este fala de juízos (Ap 16.1). Aqui ver-se uma prévia sobre a ação destes agentes de Deus na grande tribulação. Nestes cálices estarão a Ira de Deus; sobre o anticristo e seus adeptos. Vale uma alerta a Igreja, manter-se firme na fé, nos isentará da grande tribulação e consequentemente dos domínios do anticristo. Uma vez que não será fácil se manter crente neste período, de perseguição acirrada aos remanescentes, será o maior trunfo, deste reino desprovido de Deus e do Espirito Santo. Não haverá facilidade apenas grande, dor, sofrimento e morte aos que ainda estão titubeando na fé, hoje! Pense nisso. Fique com Cristo Hoje, e aproveite a gloria dos céus, enquanto o mundo amarga a ira, o cólera de Deus.

6º Cálice: “O Cálice dos Demônios”. “Apelidado de o Cálice da condenação” por que quem dele bebe se associa as práticas pagãs as quais Deus é contra. (1ª Co 10.21).
Pode se conjecturado como: Cálice de amargura, sofrimento, dor, confusão, contenda, divisão e etc.
Obs: A palavra grega para diabo (diabolôs) é caluniador. Aquele que faz calunia, cria divisão e gera contenda, o cálice dos demônios na verdade é uma alusiva a vontade dele o Diabo. Logo o cálice aqui pode visto como cálice do Diabo. Quem deste cálice se associa, é possuído por hordas de demônios. Por isso Paulo o associa como cálice dos demônios.

7º Cálice: “Cálice dos homens”. Este é o cálice da diversidade: Deus diz aqui que o entregou nas mãos de seu povo (cf: Ez 23.31-5); (Porém esta expressão se consolida com a que Paulo usa em Romanos Cap.1.18-32). Onde Ele vai dizer que Deus os entregou-os as suas próprias paixões... Sim! Natureza caída, sem Deus. Então estamos diante do cálice do pecado. (Ap.16.10; Rm 6.26). Quando o home pecou gerou o pecado na carne. Este ato oficializou a separação do mesmo aos céus (Deus). Sozinho e distanciado de Deus o homem descobre a sua natureza e assim se afasta mais ainda de Seu criador. Entregue ao pecado (Rm 1.18-32).  O cálice da vergonha, da putrefação foi dado aos homens sem Deus como recompensa por suas ações (vide: Sl 75.22).

Conclusão: Qual Cálice você vai beber? Ou esta bebendo agora? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO