UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS



UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS

Texto: “Conhecereis Verdade e a verdade vos libertara” (Jo 8.32).

Introdução:
     O Assunto em “Evidencia” versa tratar sobre a historicidade e veracidade dos Evangelhos, sob a ótica de Renomados Teólogos: Entenda; A Teologia dos quatro Evangelhos abrange: S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João. Quatro servo escolhidos para testemunharem sobre a Biografia do Mestre, afim de autenticar tudo o que dele fora dito por meio dos Salmos Profetas e servos fieis através da historia Bíblica. Então toda Informação precisa quando advinda a somar é sempre bem vinda. Então vamos adiante à nossa pesquisa amém!?

Coletando:

Um pouco de informação nunca é demais, principalmente quando estas informações são sobre a personalidade dos escritores que ousaram redigir seus primeiros relatos sobre a vida de Jesus. È bem verdade que os Evangelhos ajudam nessa coleta, mais não é o suficiente. Então tudo o que se pode coletar por meio da historicidade buscada no centro da origem que povo que fora escolhido por Deus, é sempre bem oportuno ao coletor! Haja visto que só assim conseguiremos entender um pouco da vida destes sacros escritores, que é claro merecem nossa atenção!

Exemplo: Começando por S. Mateus claro! Dos quatro; S. Mateus era o primeiro da lista. Como se sabe era cobrador de impostos. Devido a esta sua posição social, embora tenha se tornado Discípulo do Mestre, era depois de Judas (o traidor) o mais abominável. (Diz: O senhor: Craig L. Blomberg – Dr em Teologia dos quatro Evangelhos). Só o fato de ser um coletor de impostos do governo já o tornava mau visto pela sociedade!

Obs: Este não diferia muito do Zaqueu que Lucas menciona (cf Cap. 19). Pois como se sabe realmente Zaqueu era de fato desprezível, o próprio deixa escapulir quando diante de Jesus confessa sua atitude nefasta como cobrador chefe. Mateus pertencia a este grupo. O grupo dos desprezíveis cobradores de impostos! O Sr. Craig continua: Quanto a S. Marcos e S. Lucas, se quer preste.

UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS – PARTE  II

O Sr. Craig continua: Quanto a S. Marcos e S. Lucas, se quer pertenciam ao grupo dos Doze Apóstolos. Então como creditar a eles a autoria dos escritos que leva seus nomes. Seria vago caso não houvesse provas. Pois bem, os dois entram no contexto biografo de Jesus como testemunhas auriculares, por que escreveram seus relatos após pesquisas e fontes seguras que lhes transmitiram os fatos.

Desta forma compreendemos que: a própria Igreja primitiva foi quem forneceu as informações e possibilidades que nos levam a creditar a eles a autoria de cada livro (Evangelho).

E João?

Segundo estes expositores: João o Apóstolo, era dentre eles (Os 12 Apóstolos de fato), O Mais intimo de Jesus junto a Tiago e Felipe. Embora haja divergências sobre a autoria deste Evangelho, credita-se a João apenas uma parte dos seus escritos, a outra é atribuída a um copista (Editor), que inopinadamente participou na formulação do Evangelho de João! Nada que nos leve ao descrédito, pois a mensagem continua Latente e Sobrenatural devido a forte inspiração do Espírito Santo.

Este mesmo João quando convocado ao grupo dos doze, era apenas um Jovem de 24 anos que junto a Tiago seu irmão, defendia junto a Pedro a sociedade na pesca! No auge de sua juventude apesar de demonstrar amor e proximidade ao mestre, era às vezes estapafúrdia, deixava suas emoções, sobressair-se com veemência! “Por causa disto Jesus o apelidou de “Boanerges” - Filho do Trovão”. No tocante, a obra deste Evangelista, veio a dar-se quando o mesmo já estava em avançada velhice.

UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS – PARTE III

I - O MAIS ANTIGO.

   O Meio acadêmico estabelece as seguintes datas para estes escritos: S. Marcos por Exemplo: é datado de 70 d.C.

   Já Mateus e Lucas estão na década de 80 d.C. E por fim João (que parece se neste conceito de datas o mais correto). Data-se de 90 d.C. Bom estas datas não estão exatamente corretas (com exceção de João, que é o que mais se aproxima da verdade dentro deste conceito acadêmico). O Próprio Blumberg, diz-nos que: “Seguindo o fato de que várias pessoas foram testemunhas oculares da vida de Jesus, nos baseamos em Lucas (Por exemplo) para descobrimos as datas exatas”.

Por que?

   Por que Lucas é exímio na pesquisa que faz a respeito da vida do Mestre! Tal pesquisa o levou a vislumbrar o Evangelho de S. Marcos, para autenticar seus escritos. O Objetivo de Lucas era redigir um documentário autentico da Biografia de Jesus, e envia-lo a um Tal Teófilo (Teo= Deus + Filo=Amigo).

Para desconsiderar as falhas acadêmicas, Blomberg, vai usar como base o livro de Atos datado de 62 d.C. Escrito por Lucas, “o médico amado”. Obs: Lucas é apresentado por Paulo como Médico: No entanto seu papel de escritor acaba transformando-o em um exímio detetive, querendo comprovar os fatos a história.

Logo é possível entender por que Deus o escolheu para fazer parte da Biografia de Jesus. Veja por que: Os Judeus não aceitavam nenhum relato que não possuísse no mínimo duas ou três testemunhas! A Biografia de Jesus é copilada por dois sacros discípulos que o acompanharam, Mateus e João!

Sendo que João escreve quase no final de sua vida, segundo os Teólogos modernos este escreve para um novo povo “A Igreja”.

No Auge da Evangelização temos como testemunhas somente Mateus “OCULAR”, Depois para vericificar Marcos, é a testemunha auricular, seu testemunho é baseado nos relatos Petrino. Amém! Então para autenticar o Testemunho aparece Lucas averiguando, comprovando e autenticando, e tornando vericivél o testemunho do Mestre.

UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS – PARTE  IV

S. Lucas é autor de duas obras. O Evangelho e o livro de Atos, o fato é se Atos é datado de 62 d.C. O seu Evangelho não pode ter sido escrito na década de 80.
Obs: Blomberg, acentua que Marcos foi escrito +- 60 d.C. Isto se deu por que ele aparece no final da década de 50 d.C.

Agora o importante:

Se os escritos de S. Marcos, foi usado por S. Lucas, como apoio de seus escritos além das testemunhas oculares investigadas. E se Atos parece datado de 62 d.C. Isso comprova que o Evangelho de Lucas é Datado entre 60. 62 d.C. Descarta-se a possibilidade da década de 80 tanto para Mateus como para Lucas!

Por que?

Por que Atos é a segunda parte de um tratado a Teófilo. Se é o segundo o primeiro sem dúvida é o Evangelho dele.

Entenda: Se Lucas inclui relatos do Evangelho de Marcos em seus escritos (1º tratado), Isto comprova-nos que o Evangelho de S. Marcos é o mais Antigo com certeza!

II – A VERACIDADE DO EVANGELHO.

O Evangelho goza de uma visão anônima. Por que? Por que cada Evangelista escreveu do ponto de vista, do que viram e ouviram: Exemplo.

>> S. Mateus (dom de Deus) que era também conhecido pelo nome de Levi (União), como já foi dito era cobrador de Impostos e claro pertencia ao grupo dos doze.
É portanto o Autor do 1º Evangelho que leva seu nome inserido no Cânon. Mas isto não quer dizer que ele fora o primeiro a redigir a biografia de Jesus!

*Porém o que torna seus argumentos vorazes e verídicos são:

.1- Ele foi discípulo direto de Jesus. Isto lhe dava mais segurança para escrever sobre a vida do Mestre até mais que o próprio S. Marcos e S. Lucas!

.2- Mateus é visto como Testemunha Ocular! Ele andou, e ele viu, e ainda comungou com o mestre! Obs: Mateus é o único Evangelista a residir sua biografa Cristocêntrica em Hebraico. Amém.

>> São Marcos, o 2º na ordem, para se tornar testemunha autentica da veracidade de Jesus, baseou seus argumentos no que Pedro testemunhara quando andou com Jesus!

UM PERFIL BIOGRAFICO DOS EVANGELHOS – PARTE V

→O Dr. Blumberg afirma que devido a esta ousadia precisa de Marcos, nos fatos apresentados a ele por Pedro, torna seu Evangelho o mais lindo e mais enfático.

Observe por que: Mateus é detalhista mesmo escrevendo para os seus (Judeus); E na trajetória de Cristo ele deta-lha apenas 12 milagres realizados por Jesus em seu Evangelho.

Entenda: E bem verdade que Mateus é mais Teólogo que Marcos em suas apresentações sobre Jesus!

*Gloria a Deus por isto!

Por que? Porque, quando visualizamos o Evangelho de Marcos, parece que estamos fitando um ousado pregador sem medo de divulgar sua mensagem a todos. Isto como diz blumberg: “Ele não cometeu erro nenhum, e nem acrescentou nenhuma falsa declaração”.

Suma: S. Marcos ou João Marcos (como era seu verdadeiro nome), Companheiro e interprete de Pedro, nos dar informações baseadas em ações. Embora reduzido (na Biografia), o Evangelho deste sacro escritor é um dos mais completo na biografia miraculosa de Jesus. Por que sua visão é voltada para um Cristo que diz e faz acontecer.

→Neste Evangelho segundo a Teologia moderna Jesus é visto como: Um servo que veio para servir e nos ensinar a servimos da mesma forma aquele que é Senhor Absoluto (Deus)! Amém!

>> S. Lucas, o médico é o 3º na ordem dos Evangelhos, assim como Marcos não foi discípulo direto de Jesus (Já visto), porém sua destreza como exímio historiador e Medico Meticuloso. Como diz ele mesmo: “procurei me apurar dos fatos a mim apresentados” (Lc 1.1-3), veja bem a sua colocação: procurei isto quer dizer que ele examinou o que lhe passaram. E após comprovar sua autenticidade imediatamente redigiu um tratado, sobre a vida daquele que em sua a vida e trajetória marcou a vida de muitos, ao ponto de levar os fieis a dar “suas vidas” por amor a Ele!

UM PERFIL BIOGRAFICO DOS EVANGELHOS – PARTE  VI

→Como Disse Paulo: fiel companheiro de Lucas em viagens e cuja pregação enlaçou o coração do médico! “Estou disposto não só a Ir a Jerusalém como a ser morto por amor ao Evangelho... (At 20 11-12). Isto que Lucas presenciara na Vida de Paulo e tantos outros que abraçaram a Fé, o tornara uma Fiel testemunha da Causa Mestra do Cristo!.
Obs: S. Lucas é a terceira testemunha a Biografar o Mestre Jesus: Note por que:

1- Mateus o 1º da lista: Apresenta Jesus como o Salvador Divino (Mt 1.21-25). Cuja missão é trazer aos homens o reino de Deus, veja: (é chegado o reino dos céus. “Mt 3.2”), por causa disto seu Evangelho também é visto como o Evangelho do Reino! O Testemunho de Mateus era profético cuja finalidade era autenticar as profecias. Por isto é direcionado aos Judeus!

2- Marcos o 2º na lista: Apresenta Jesus como: “O Servo Divino”. O Testemunho deste Evangelista é baseado nas ações do Mestre, isto o coloca em posição de testemunha auricular. Porém seus argumentos tornam-se vorazes por que Enaltece a vida de Cristo em cada ato operado Divinamente por Ele.
Entenda: Atos estes, muitas das vezes, ignorados pela massa descrente.

Observe porque: S. Mateus escreve depois de S. Marcos; acredito que a razão era o testemunho de S. Marcos precisava ser mais fortalecido! Isto que dizer que ali estava dois testemunhos Apostólicos, o de Mateus e o de Pedro citado a João Marcos!

UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS – PARTE  VII

*Veja a importância deste Evangelho:

Em seus argumentos: A Maça que Marcos quer atingir parece ser a do povão, todavia sua complexidade se estende além disto, sua fala é direcionada a todos grandes e pequenos (Mc 9.35;10.44). É esta visão que torna seu Evangelho mais uma vez digo: “Completo”. Amém.

3- Lucas, o 3º da lista de quem ainda estamos falando (dei esta volta apenas para autenticar mais ainda a veracidade deste Evangelho).

Neste Evangelho Jesus também é visto como o Salvador Divino. Porém Lucas o denomina como o “Filho do Homem”. O testemunho dele é direcionado aos Gregos, tanto a Teófilo como ao povão aqui sim isto pode se visto com clareza. Uma vez que os gregos eram Politeístas.

Veja por que:

Em seu segundo tratado o vemos descrever com exatidão vários embates acirrados entre Paulo e os gregos. Em Corinto, em Atenas em Éfeso e em tantos outros lugares. O mais marcante foi o do Areópago (At 17.16-33). Onde Paulo se digladia com os Estoicos Epicureus – Homens Sábios e Filósofos, os dono da verdade de uma certa forma. Estes quando ouviram de inicio a sabedoria de Paulo o chamaram de louco, mesmo assim queriam saber que “Agnosto Theo” Era aquele a que se referia o estrangeiro em praça publica!

UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS – PARTE VIII

*Como Provar isto?

Veja Bem: S. Lucas, escreveu o primeiro tratado (o Evangelho) por volta de 60 – 62 d.C. E o Segundo (Atos dos Apóstolos) Data-se de 62-63 d.C.
Obs: (tudo isso já foi mencionado estamos apenas revendo provas)!

Para escrever cada um dos tratados Lucas precisava de provas, Andando com Paulo lhe foi possível vê muitas dessas provas. Isto o qualifica como uma forte e irrecusável testemunha!

4- João aparece como o 4º da lista. Mas quem era este escritor?

Uma Observação: Bom se a cultura Judaica não ouviria menos de Duas testemunhas, o que se vê aqui é Deus levantado quatro homens para biografar a vida de Jesus! Por que isto? Para tornar o testemunho de Cristo Irrevogável.

→Mais vamos lá: Este João era (como já foi dito junto a Tiago o mais Intimo de Jesus). Por que? Por que era o único a reclinar a cabeça nos ombros do mestre. Apesar de um Jovem Sanguíneo no auge de sua juventude, quando convocado por Jesus com seus 24 anos apenas. Ele veio a se tornar ao longo dos anos (isto na sua velhice), uma vez que Jesus lhe disse que ele ficaria velho “uma promessa”. Agora nos auge de seus mais de 90 anos de idade o velho Apóstolo resolve também biografar um lado do mestre que nenhum dos outros ousou faze-lo!

UM PERFIL BIOGRÁFICO DOS EVANGELHOS – PARTE  IX

*A Visão Evangelística de João é diferenciada da dos demais por que?

Obs: todos os outros presenciaram fatos na vida de Cristo quanto a sua Divindade, Chegaram até notificarem tais fatos! Porém João é mais enfático, Por que Deus lhe revela o segredo do Verbo Vivo (Jo 1.1). Este Sacro escritor não escreve para Judeus, gregos ou Gentios apenas, sim! Ele escreve para a Igreja viva, detentora da graça e dos mistérios de Deus na Terra! Por que só ela com precisão poderia entender o segredo desta Revelação! “E o verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória”... (base: v.14).

Obs: Apesar da Veracidade reveladora de João neste Livro, Este Evangelho é o mais novo dos Quatro pois João escreve-o por volta 90 d.C.

Note: João por ser um exímio conhecedor da História que envolvia o Cristo, não visa trilhar o mesmo caminho dos três. Por quê? Por que Era preciso apresentar novas provas neste Sacro Testemunho, assim somente é que a Biografia ficaria completa! Glória a Deus por isso! Pois o Evangelho de João é Lindo, à medida que se aprofundamos nele, é possível ver-se que,  Jesus é ao mesmo tempo: Humano e Divino. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.