AS TRÊS QUALIDADES DE DEBORA.

AS TRÊS QUALIDADES DE DEBORA.

Texto: Juízes Cap. 4. 4,5

Introdução: 

     A história desta Moça se passa na Época denominada historicamente por Período dos juízes. Sim! Época essa em que os Israelitas eram governados, por homens a quem o Senhor elegia, ou permitia o governo de seu povo. Sendo assim Deus era visto nesta época como Rei e Senhor do povo. o então juiz eleito era seu representante legal.

     Para entendermos melhor esta época: Alguns fatos merecem nossa atenção! Em virtude disto precisamos retroceder até Josué. Sim! Este nobre guerreiro de Deus, quando assume o papel de líder da nação, estava incumbido de levá-los à conquista total das terras prometidas a eles. A saber, as terras de Canaã.

Observação: Nesta terra muitas nações vieram a se expandir, durante os quatrocentos anos em que Israel permaneceu nos domínios dos Egípcios. Então Josué estava com a missão de reconquistar o que já era deles por direito. Claro que os quatro séculos que se passaram mudaram as feições geográficas daquela região com certeza.

Leia com atenção e comprove o que acabamos de afirmar:  (Gn 12.1,2;13.14-18). Sim! depois desta afirmação, Abraão estava agora habitando a terra quê seria literalmente suas.

Mais uma Observe importante: Até que Jacó desça ao Egito ao encontro de José, eles habitavam terras que eram suas.

Vale salientar que: Com a descida ao Egito esta terra fica desprovida de seus reais donos, por cerca de 400 anos. Sim os antigos habitantes que ali já residiam se proliferaram a passaram a domina-la, como se fossem suas de fato. Logo a missão de Josué, tinha duplo sentido, reconquistar e expulsar os inquilinos indesejados que ali habitavam e que haviam se multiplicado assustadoramente.

Vale até dizer de fato que eles teriam que conquistar mesmo, pois não seria fácil, aos olhos humanos.

Porém: Ao conquistarem as terras da promessa, Josué as reparte com as doze tribos conforme orientação de Deus (Js 11.23). Porém algumas nações ainda  não haviam sido dominadas enquanto Josué ainda era vivo. Mesmo assim Josué agora velho cf (Cap 13). Tem o prazer de vê cada tribo com sua parte. Sim! Com a repartição das terras cada tribo ficou incumbida de dar continuidade às conquistas. Bom! Isto é outra história; até que tentaram.
*Mais após a morte de Josué, as nações que não foram expulsas nem exterminadas, ficaram como esteios de Deus para por o povo a prova, quando merecessem de Punição. (cf Juízes Cap. 2).

Duas observações novas que não podem passar desapercebidas:

1ª-  A geração que acompanhou Josué; também passou e uma nova geração surgia sem a devida obediência ao Senhor.
2ª- Aqui começa o período dos chamados juízes, homens eleitos com a finalidade de colocar Israel nos eixos da vontade de Deus. (cf Cap. 3).

Os primeiros Juízes:

1- Otoniel (cujo significado é: “Leão de Deus”) foi primeiro juiz eleito. O mesmo ainda gozava do privilégio de ser sobrinho Valente Calebe. Certamente essa herança patriarcal influenciou na escolha de Deus. Por quê? Porque Otoniel vai procurar desvincular o povo do erro e trazê-lo de volta ao altar da adoração. Sim! Durante seu período de governo, Resgatou a moral do povo e governou por cerca de 40 anos.
*Mais após sua morte logo vem à servidão do povo as nações pagãs! A primeira depois da morte de Josué! Motivo? O pecado da rebeldia da nação. Sim! O povo se rebela.

2- Eude (que parafraseia os seguintes significados: “União e Forte”) foi o segundo juiz. Com esse nome é possível até conjecturar que:
Sob seu comando o povo foi trazido a uma união com Deus novamente. Sim! Ele veio para moralizar o povo diante de Deus, isto mostra a sua força, e ver-se que a mesma esta focada no Senhor. Obs: Por causa de seus atos a terra de Israel viveu em paz 80 anos.

3- Sangar, (o gracioso ou copeiro), Numa época em que os Filisteus oprimiam o povo este jovem é colocado como um juiz, porém sua forma de governar pelo visto ainda estava debaixo da autoridade do que fora o governo de Eude. Sim! E o texto histórico diz: Ele também livrou a Israel. Mais foi depois da morte de Eude que novamente ver-se o povo se desviando do foco, se desviando do altar da adoração. Depois de Eude e Sangar, o povo fica sob pressão 20 anos.

Sim! Estamos agora no Cap. 4.1-3.

    O Opressor agora é Jabim (cujo significado é: “Inteligente”), Sim! Jabim era rei dos Cananeus. E como todos que residiam àquelas terras não acertavam a presença dos Israelitas sobre elas. Apesar de saber que sob o comando de Josué o povo triunfará copiosamente sobre diversos reis depois que derribara de forma estrondosa a grande muralha de Jericó. Mesmo assim Jabim, tinha uma arma secreta quase invencível, e vai usa-la.

A Arma secreta de Jabim é revelada.

O General Siséra. Esse é o nome da fera. Veja o significado do nome dele: “Ordem de combate”. Quando Siséra descia para combater, os inimigos tremiam, pois ordem de combate ou guerra estava chegando! Isto deixava Jabim quase invencível. Seu governo aspirava medo em quem se opusesse a seus domínios, até a nação santa (Israel). Por que? Porque eram frágeis na fé.

O capitulo 4.

Antes de falar sobre a historicidade deste capitulo deixe leva-los a uma observação copiosa que se revela dentro dele.

Note: O numero quatro na Bíblia possua um vasto significado. Mais o principal deles é: Refugio, proteção e segurança.

Veja que: Estamos no capitulo 4. Versículo 4 e tratando sobre o 4º Juiz. Quando olho para os reais significados deste numero, vejo que Jabim não triunfaria seu exército não venceria, e seu general sucumbira. *Desculpa, me empolguei!!!!

Mais quem é de fato o quarto juiz?

      O quarto juiz. Ou melhor, Juíza. Juíza? Espera ai, Deus elegeu quem aqui? Deborah ou Baraque?

A Abelha ou o Trovão?

*Quem governa melhor? Na verdade Débora era apenas porta vós, enquanto Baraque era o emissário de Deus nesta analogia. Então o Governo é literalmente de Deus.

Mais quem era Baraque?

   Segundo a historicidade dos fatos Baraque seria o Juiz de fato. Mais sua omissão o colocou em segundo plano, sendo Deborah honrada, nas funções de Juíza e Profetiza do povo ao mesmo tempo. Enquanto que Baraque era o General.

Entenda: Enquanto Debora exercia a razão, levando o povo ao pleno conhecimento da vontade Deus.  Baraque o liderava nas batalhas. O desafio de Baraque derrotar Siséra.
Note: O Trovão vesus a guerra aparelhada e em ordem, Baraque vai temer. É isto que vai elevar a moral da Profetiza anciã. Aleluia! Mais o que tornava essa mulher especial? Ao ponto de mandar até em Baraque? Vamos vê? Sim! Aqui começa a mensagem:

As Três Qualidades de Débora.

De acordo com o tema que temariza essa aplicação: Ela era.

1 - Profetiza.

      Logo ela era porta vós de Deus ao povo.

1º Qualidade despontando-se. Sim! Sua posição como vidente de Deus. Sim! lhe deva posição de destaque e respeito pela massa (o povo em geral).

“Obs porque: O termo Profhetes do grego é o mesmo equivalente da raiz Hebraica: Nabi e se refere a ‘Aqueles que andam (ou andavam) e falam (ou falavam) diretamente com Deus” (0u com os deuses). Logo: o profeta era visto pelo povo como representante legal de Deus.

Note: A Presença do profeta significava: Deus esta no meio de nós. Sim! Débora se destaca mais na história, que Baraque por que tinha intimidade com Deus. Claro que isto não a tornava melhor que Baraque, pois ela dependia dele humanamente. E ele fora o braço que Deus lhe deu, para ajuda-la no governo do povo. Por isso Baraque aparece também como Juíz.

*Sim! Primeira qualidade de Débora, "Profetiza"!

2 - Débora era Esposa.

    Observação: Lapidote era marido de Débora, a primeira mulher na história a esta a frente do Povo Santo como Responsavél, por dirigi-los, conduzi-los, enfim!

A Juíza de Israel.

     Note: Alguém parafraseou que: A história de Débora nos mostra que ela não tinha fome de poder. Isto é fato! E pelo visto só  queria servir a Deus, isto também é fato!

Sim! Mesmo na função que exercia: Débora não negou ou resistiu sua posição na cultura como mulher e esposa ,mas nunca permitiu ser impedida por qualquer obstáculo. Sua história mostra que Deus pode realizar grandes coisas pelas pessoas que estão dispostas a serem dirigidas por Ele. Débora era uma dona de casa quando foi escolhida por Deus para servir à sua nação.

     Casada com Lapidote,

2ª Qualidade: Ela era casada. O texto se destaca aqui quando dita que Débora era casada, significa que mesmo na posição que exercia, como Juíza e Profetiza, não era insubmissa a seu marido. Veja Não há nenhuma descrição sob a vida de Lapidote, mais é possível ver que o mesmo apoiava a sua esposa na função, caso contrário ela não ganharia tanto destaque. Nem o respeito de Baraque. O nome Lapidote parafraseia o significado real de: “Tochas”.

3 - A Juíza.

     Numa época onde só os homens ganhavam o direito de exercer o poder, por causa da cultura.  Deus vai de contra os preceitos humanos racionais masculinos e ponhe uma mulher de frente de seu povo, como Juíza. Sim! Como cabeça, como razão, como lógica, como consciência.

Sua Casa. 

Sim! Débora (que significa: Abelha) morava em: "...entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim". Cujo significado é Fruto.

Note: O texto diz que o povo subia para ir te com ela. Ali assentada debaixo da famosa palmeira e sob sua sombra se dirigia ao povo como porta vós de Yavé. Aleluia! Julgava e Transmitia a plena vontade de Deus.

Veja bem seu nome parafraseia um significado contras toso e aparentemente sem muita importância. Mais vamos encarar os fatos: A Abelha pode ser minúscula, e aparentemente inofensiva, até que a provoquemos. Sim! Quando se sente ameaçada ela mostra a força da sua ferroada.

Sim! Assim como a Abelha de fato produz o mel, mais tem como defesa o ferrão. Assim era Deborah.
Como Profetiza transmitia o consolo.
Mais como Juíza transmitia.
A Justiça. Dava a sentença isso causava às vezes dor.
Era a ferroada.
Essa Conotação vai ser vista quando: Baraque entra em cena.

A Queda de Siséra.
A honra de Jael.
A queda de Jabim.

Conclusão: A Morte de Siséra deixou o reino de Jabim em sucessivos fracassos enquanto Israel crescia e prevalecia tendo o Favor de Deus a sua disposição.



Comentários

  1. Muito bom, mas não encontrei em lugar nenhum dizendo que Debora era esposa. Logo, Lapitode não seria seu esposo, mas sim um adjetivo ao seu nome que quer dizer GUERREIRA, FORÇA.... etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juízes 4:4 diz: "mulher profetisa, mulher de Lapidote..."

      Lapidote não era uma característica e sim nome próprio, note q está em letra maiúscula e nao em minúscula como profetisa e juíza.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Amém! Sim! fato! Na verdade é apenas uma questão teológica e histórica! mais Vitoria!

      Excluir
    3. Lapidote, era real, seu nome parafraseia o significado de: Corda de navios, filho do lobo ou ainda tocha acesa. são caracteristicas nominais deste ser.
      que reconheceu em Debora a profetiza uma mulher de Deus.

      Excluir
    4. Há sim! Debora parafraseia o significado de "Abelha".
      E se Lapidote possui significados, então não seria um adjetivo certo!?

      Excluir
  2. Mas vermos no livro do juizes capítulo 4:4 que nos diz que lapidote era esposo de Débora

    ResponderExcluir
  3. Recebi umas questoens sobre Debora para estudar. E uma delas era:
    Oque devo Evitar?
    Mas no caso seria. Oque Debora deveria Evitar

    ResponderExcluir
  4. Questionável ou não a situação de casada o mais importante é o romper com as tradições da época, daquele povo em especial. Débora é exemplo neste ponto, rompeu em Fé. Piora a situação se não fosse casada. Para aqueles que defendem esta tese o sacrifício em romper com as tradições fica maior, mais desgastante e temeroso. Míriam foi castigada quando quis colocar à prova a liderança de Moisés, então a Fé de Débora é mais que provada , no meu pensar, Débora pra ser aceita como voz tinha que ter uma vida exemplar nesta cultura, portanto deveria ter um lar respeitável, ser casada. Mas não devemos nos esquecer que Deus tudo pode, tudo faz e nada que venhamos a ACHAR vai definir o que realmente foi feito pela suas mãos. Vamos nos fortalecer em FÉ, soberania de Deus sobre as coisas, obediência suprema a ELE e conhecimento da PALAVRA. Graça e Paz a todos irmãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO