BRADANDO EM ALTAS VOZES

  Explosão de jubilo no arraial do Senhor.

Texto: (Ed 3.13 b), ...Porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe.

Introdução: A mensagem deste tema, esta baseada em um dos maiores episódios da história de Israel. Tratava-se do Retorno do povo a terra da promessa, terra essa dada a Abraão e depois de quase quatrocentos anos reconquistada por Josué e as doze tribos de Israel. Logo essa terra tinha um vasto significado na história de cada Israelita. Porém agora por conta da desobediência e da idolatria que abraçaram foram forçados a deixar a terra como prisioneiros da assim piores nações da terra naquela época.

Mais como estamos no Episódio do retorno, vamos falar dos grandes eventos que marcariam essa volta para casa.

Sim! Esse Retorno se daria após finda os 70 anos determinado por Deus ao povo sob a custódia dos Caldeus. Fato ocorrido em 605 a.C. Para Judá (reino do Sul).

*Sim! é importante que se saiba que Israel agora estava dividido em duas nações por conta da imbecilidade de Roboão e Jeroboão, depois da morte de Salomão, ambos passaram a Reinar. Assim os reinos se dividiram e passaram a duelar como rivais sangrentos. Israel (Reino do Norte), como foi o primeiro a se rebelar contra Deus abraçando a idolatria como forma de culto, rejeitaram a Deus logo no primeiro ato do mandato de Jeroboão. Isso fez com que Israel fossem os primeiros a amargar o exílio, quando foram derrotados e escravizados pelos Caldeus, a saber a Assíria. Isso se deu em 722 a.C.

*Então cerca de cem anos depois seria a vez de Judá se levado ao Cativeiro. Também por conta da rebeldia em que o reino as vezes se encontrava, por conta de alguns governantes. Como já disse Em 605 Babilônia invade Judá. Nesta Época Jeremias já havia profetizado o cativeiro, e como servo de Deus orientado pelo próprio, aconselhou o Rei de Judá a se sujeitar (render-se) a Nabucodonosor, pois essa era a vontade de Deus. Jeoaquim Rei de Judá não quis dar ouvido ao profeta, e o fez encarerar em prisões a base de pão e água. Em virtude disto Nabucodonosor passa a ser sem saber representante de Deus na correção do seu povo.

Sim! A Invasão babilônica a Judá deu-se em três períodos:  Judá e Jerusalém ficaram em Ruinas. O Templo esta em ruínas, a Grandiosa obra Faraônica de Salomão estava no chão. O choro o lamento de Jeremias se mistura aos Remanescentes, vendo seu povo partir por que não deram créditos as profecias.
Mais o fato é findos os 70 anos o povo voltaria! A Pergunta é voltariam como? Da mesma forma como foram levados em três levas. E mais voltariam unidos como um só povo sem a divisão que os fizeram se digladiar por anos como inimigos mortais.
O Povo esta voltando para casa.

Em 538 a.C, Se encerra o prazo de Deus para com o seu povo em terras estranhas. Então são escolhidos os primeiros a voltarem a terra da promessa. Sim! Nessa primeira leva dos que retornaram, a Jerusalém estava Zorobabel (Também chamado de Sesbazar),  e com ele Neemias o copeiro de Atarxexes (Ne 2.1).
Neemias volta focado em reerguer a cidade. Logo quando Esdras entra em evidencia, ele vem como uma espécie de auxilio. Na verdade o povo que estava em casa sob o comando de Zorobabel e Neemias, encontravam dificuldades de dar continuidade a obra por conta dos inimigos, e aqueles que aspiravam contra o povo (Ne 6). Em verdade a Missão era Retornarem para reconstruir a cidade os muros e principalmente o Templo.

Sim! A Vinda de Esdras dar-se justamente para intervir e apoiar a reconstrução do Templo que estava parada.

Aqui começa-se a se entender o porque do Jubilo do povo, pois a vinda de Esdras marcou o inicio da reconstrução do Templo! Veja por que: O capítulo 8 de Neemias, marca a vinda de Neemias.
Obs: Quando Esdras chega trás consigo a Lei (Ne 8.2). E um novo conceito de vida e esperança para o povo. Veja no primeiro dia do Sétimo mês ele chega, e inicia-se um período de restauração espiritual para o povo, o contato com a Lei, as festas os Holocaustos, o Tabernáculo, enfim ascendiam os corações dos Israelitas. E como um só povo celebravam. (Ed 3.1,2).

Pelo que se consta em Neemias (Cap 8.18). O povo esteve celebrando até o Sétimo dia.
No Oitavo Dia reunião solene o povo é convocado! A Missão pela que vieram estava por acontecer; A Reconstrução do Templo.

Sim! Iniciaram a Reconstrução de fato. A Profecia de Ageu entra em Vigor, a segunda casa vai ser erguida (Ag 2). Sim! A alegria explodia nos coração do povo de modo que não podiam se conter e deixavam o jubilo explodir em som extravagante e altissonantes para que todos ouvissem, que Deus era novamente com eles.

A noticia da reconstrução do Templo levou o povo a um quebrantamento, onde se renderam e se converteram ao Senhor (Vide Ne 9).

Porque?

Porque naqueles dias Deus se fez presente na festa e usou Ageu com brado de trovão: dizendo: Zorobabel, Josué e todo o povo: Escutai, quem dentre vós viu esta obra em sua primeira casa, e agora vê em ruínas, como nada.

Esforçai-vos e trabalhai... por que abalarei os céus e a terra, as nações... e encherei esta casa de glória... Sim! A glória desta segunda casa será maior do que a da primeira (vv.2-9).

Suma: Esdras chega no sétimo mês no primeiro dia. Celebram, Marcam O início da obra, o povo porém ainda estavam temerosos , então no 22º dia do mês Deus usa Ageu, para resgatar-lhes fé! Amém! Alegrem!

Comentários

  1. MENSAGEM PREGADA NA FESTA DA CONGREGAÇÃO: MONTE TABOR. TEMA DA FESTIVIDADE!

    O TEXTO DEU UM POUCO DE TRABALHO MAIS FOI INTERESSANTE ESTUDAR O ASSUNTO EM PAUTA E DESTRINCHA-LO. SIM! AOS POUCOS FOI BROTANDO A ESSÊNCIA DA MENSAGEM E MAIS UMA VEZ VI DEUS COMO SEMPRE ME SURPREENDER! AMÉM A ELE A GLÓRIA PARA SEMPRE!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO