TEOLOGIA DO EVANGELISMO.


TEOLOGIA DO EVANGELISMO.

Texto: Mc 16.15...”Ide...”

Introdução: Veja bem! A expressão parafraseia o sentido de divulgação. Sim! Evangelismo é a incumbência, destinada a grande “comissão

A Grande comissão é formada pelos santos, conversos a Cristo.

Note: A Ordem Cristocêntrica  baseiada no “Ide”, repercute nos três Evangelhos de forma bem comum! Pelo fato de também ser aludida por João, demonstra a importância da “missão evangelizadora da Igreja” de Cristo.
1-      Em  S. Mateus:  Cap. 28.19, encontramos o Ide, acompanhado de três responsabilidade:
1ª Ensinar, 2ª Fazer Discípulos, 3ª Batiza-los.
2-      Em S. Marcos: Cap. 16.15, Ver-se a ordem imperativa do Mestre sendo empregada por Marcos assim: “Ide e pregai...” Obs: Que o Verbo Pregar traduz-se por: Anunciar, divulgar, conclamar, ou proclamar... a toda  criatura, o seu evangelho.
3-      Em S. Lucas: Cap. 24.47, Jesus enfatiza que a pregação, deve ser focada no arrependimento das pessoas e que isto deveria ocorrer mediante a pregação do seu nome. Veja Por que: João vai nos mostrar que no nome de Jesus esta a libertação (Jo 8.32, 36); esta a certeza de que seremos alcançados (Jo 14.13,14).
4-      Sim! Em João: Cap. 15.16 Jesus afirma que fomos escolhidos para darmos frutos.
Razão: Por que estamos ligados a Videira verdadeira.

Evangelismo em Atos dos Apóstolos

Sim! Aqui ver-se a Igreja nascendo sob a Égide da Evangelização  (At 1.8; 2. 37-47). No Cap. 3 ver-se o episódio do Coxo, e a mensagem evangelística de Pedro. Cujo teor principal era o arrependimento (V.19).
A Igreja de Atos,  vive uma verdadeira apoteose de conversos (Cap.4.2,4). Obs: que o foco de Pedro era leva-los a crerem em Cristo sempre (Cap.4.10-12).

Coração Evangelístico não para com ameaças.

A força desta Igreja estava na nova fé. A fé da graça que concedia perdão até quem já estava condenada a morte pelo teor da lei! Isto a tornava, intrépida e ousada (Cap. 4 29-31).

O evangelho se espalha e chega a Samaria.

Açoites prisões, mortes, e afrontas não impediam o crescimento desta Igreja recém Nascida.
Note: Mesmo assim ela leva a mensagem. Sim! Mesmo estando diante de uma dispersão, aonde chegavam anunciavam o favor do Cristo. (Cap.8).
Obs: Que o livro de Atos que compreende a História da Igreja, é um livro totalmente evangelístico. A historicidade deste livro Motiva a Igreja em todas as épocas a continuarem pregando anunciando Jesus, até que Ele volte como prometeu! Amém!

O QUE É EVANGELIZAÇÃO?

É a arte de propagar algo novo, uma novidade global. Sim! Evangelizar deriva de sua raiz original “Evangelho”, ou de sua forma grega: “Euangellus” cujo significado é: Boa Noticia legalmente traduzida por “Boas Novas”.
Então Evangelizar é Anunciar: “Boas Novas”. Obs: Que por ocasião do nascimento de Jesus, os Um Mensageiro celestial de Jeová, disse aos pastores: “Eis que vos trago: “Novas de grande alegria”...(Lc 2.10). Isto é a essência do Evangelho: Novas de Grande alegria, que traduz –se por Jesus!
Que Nele Crê é salvo (Jo.3.16). Quem crê em seu poder tem vida (Jo 6.47-58). Que crê em seu nome é vitorioso (Jo. 14.13,14). Enfim! A Nova do Evangelho esta intrinsecamente ligada a Cristo. Por isto ele afirmou que em seu nome se pregasse o arrependimento (Lc 24.47). E que em seu nome se fizessem discípulos e os batizassem ((Mt 28.19). Os que acreditassem em sua mensagem seriam salvos (Mc 16.15). Isso é Evangelização! Amém!

AS BASES DO EVANGELHO.

1-      Mostrar Jesus como o Messias prometido (Mt 1.21,23; 3.11).
Note: “E seu nome será Jesus, cujo significado é: Jeová é salvação”. Assim é dito por que segundo o mensageiro: Ele (Jesus) haveria de salvar o seu povo. O Messias prometido é apresentado como salvador. Segundo o próprio evangelista Mateus, a mensagem de Jesus alcançaria até povos distantes (Mt 12.21). João consegue captar em Jesus a seguinte expressão: Convém que vá e ajunte outras ovelhas que não são deste aprisco (Jo 10.16). Ver-se aqui que a mensagem do Messias estaria destinada a todos quanto cressem em seu favor. Afinal, João o viu como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.19).

2-      A Chegada do Reino (Mt 4.17).

Jesus é visto como porta vós de um Reino, onde Ele próprio seria o caminho que guiaria os crentes em sua Mensagem, a Ele, o Reino. Vide ainda: (Jo 14.6).

3-      A Essência do Evangelho (Jo 1.1.14; 8.32).

Jesus Cristo: “Credes em Deus, credes também em mim” (Jo 14.1). Note: Crê em Jesus Cristo significava: Ser salvo, livre, liberto.

4-      A força do Evangelho (Ef 2.7,8).

Note: graça do grego “Charis”, que parafraseia o significado de Favor! Fomos alcançados mediante a graça de Deus. Nisto esta nítida, “a força do Evangelho”, pois o mesmo é visto como o poder de Deus (Rm 1.16,17).

Obs: Claro que tal favor esta implícito, na pessoa de Jesus Cristo.

Entenda: assim como um pouquinho de fermento é capaz de levedar toda a massa, uma única palavra é capaz de promover tanto salvação como condenação! Jesus em meio as maças humanas, é a única palavra capaz de produzir o efeito necessário para que os mesmos alcancem a salvação. Amém!

PORQUE PREGAR O EVANGELHO?

Por que todos pecaram e destituídos, estão da glória de Deus. Pregar o Evangelho é justamente isto trazer o homem (a criatura) de volta ao altar da restauração.
Promover o Reino de Deus. Jesus veio trazer luz aos que estavam em trevas (Mt 4.16). A chegada do Reino é justamente isto.  Jesus por sua morte e graça salvadora, tem transportado os que aceitam o favor do Reino, a sua glória e ao seu amor.

 Sim! A Pregação do Evangelho constitui-se de:

Levar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos (Is 61.1).
Quem são os cativos? Escravos da carne, do pecado. E quem são os presos? Os condenados a morte, que estão entregues a um destino fatal (o inferno).

Exemplos: Quem seriam estes elementos hoje?

1-      Os viciados em todo tipo de droga.
2-      Os Libidinosos, e devassos, que promovem a carnalidade como fonte de prazer e alegria.
3-      Adúlteros, prostitutos, fornicários, afeminados, beberrões, glutões enfim!
4-      Os Maldizentes, agoureiros, advindos e feiticeiros.
5-      Os Ladrões, os desobedientes. Enfim e escala é grande! A Mensagem de Jesus a estes é: Pregai em meu nome o arrependimento... (Lc 24.17).

Sim! Pregar significa livrar almas da condenação, tirá-las das trevas e transporta-las ao reino de Deus!

Evangelismo diversificado.

A Evangelização constitui-se de uma prática que exige meios adversos de emprega-la!

Obs: A Pratica de evangelização de Jesus era bem adversa: ora Ele estava nas ruas, praças, templos, ou em lares! Isto quando não estava viajando, de um lado para o outro: Jerusalém, Judéia, Samaria, Jericó, Capadócia, em enfim! Em cada Região desta Jesus, deixou sua marca e sua mensagem!

O Evangelismo de Jesus era acima de tudo prático.

1-      Evangelismo Urbano: Sim! Era Urbano porque, o maior tempo de Evangelização, empregado por Ele, estava nas ruas.

2-      Evangelismo Criativo: Era um tipo bem comum e aplicado por Ele algumas às vezes: Exemplo: O Caso da mulher apanhada sob a culpa de ter cometido adultério.

Nesta cena temos dois fatores:

Primeiro A criatividade de Jesus aqui é insuperável, enquanto escrevia no chão, ouvia as acusações da massa sem esboçar uma palavra se quer!

Segundo: Jesus vai direto ao ponto: Aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra!

*Neste caso aprendemos com Jesus, que a melhor tática, é primeiro, ouvi a pessoa! Por quê? Porque, esta é a hora em que o ouvinte vai expressar tudo o que se passa em sua vida, revolta, raiva, dor, angústia, tristeza, fraqueza enfim! Todos esses fatores que não só, se resumem a estes, lógico, pois ainda há muito mais, são ótimos geradores de oportunidade para a Evangelização!

Porque?

*Somente depois que todos os acusadores saíram, foi que Jesus se dirigiu a mulher: “Onde estão os teus acusadores?”

*Isso se chama evangelismo estratégico. Porque? Porque é oportunista!
Sim! O Evangelismo Urbano, exige muita criatividade, afim de gerar oportunidade de se pregar a palavra  de Jesus!

*Jesus como se pode notar usou meios que pela simples lógica humana era loucura. Se aproveitar da extravagância de uma prostituta, enquanto esta lhe lavava os pés! Da simplicidade de uma Marta, que preferia esta aos seus pés ouvindo a palavra da pregação. Da morte de um amigo, deixa-lo apodrecer por quatro dias, para depois ressuscita-lo, mostrando o poder do Evangelho!

3-      Evangelismo Missionário: Esta é a parte que Jesus apreciava, e visava tornar seu colegiado de discípulos, agentes de missões, em toda parte! (Mc 16.15;Mt 28.18,19; Lc 24.47; Jo 15.16; At 1.8).  Fez da Igreja sua pregação (At 4.29-31), Elegeu Apóstolos (At 9.16), Separou servos (At 13.1-3). Deus alguns para Evangelistas...(Ef 4.8,9).

4-      Evangelismo Pessoal: Jesus, apreciava esta prática, por que lidava diretamente com a pessoa: Na casa onde, Maria Salome, lavou seus pés, Ele falou diretamente ao coração do dono da casa!

*Ao trata com o Centurião, ver-se que Jesus é bem pessoal! O mesmo ocorre com a Samaritana no poço de Jacó.

*A vantagem deste Tipo de evangelismo é que se pode entrar na intimidade da pessoa sem feri-la, ou agredi-la!

5-      Evangelismo Infantil: Esta prática é  muito importante na Igreja. Jesus deixou claro que mesmo as crianças, são alvos de sua mensagem.

6-      Evangelismo Transcultural: Em Atos Cap. 1.8, ver-se que a mensagem esta destinada até os confins da terra! E se consolida com a expressão Joanina do Cap. 3.16. Deus amou o mundo! Em Mc 16.15 Jesus afirma: Ide por todo o mundo...! Já vimos isto!

*O Evangelho rompe a barreira da indiferença afim de promover apenas Jesus Cristo!
Bom! Esse Evangelismo diversificado: Que já foi promovido de diversas formas através do tempo, é agraciado hoje com a mídia televisiva, os Rádios, computadores, Internet, fones celulares, MSN, vídeos e DVDs, enfim! Esta chamada que temos hoje tão forte denominamos de Evangelismo Explosivo!
Cruzadas, cultos em praças, On - lines, Igrejas abertas 24hs enfim!

EVANGELISMO URBANO.

Essa Prática merece atenção por que é a mais usada pela Igreja hoje! Como se classifica esta obra?

1- Distribuição de folhetos (panfletos).
2- Visitações nos lares (abordagem mais pessoal).
3- Cultos ao Ar- Livre (cruzadas).
4- Cultos diários (Igrejas abertas 24hs).
5- Evangelismo Capelania: Hospitais, presídios, quartéis, empresas enfim!
6- Estudos Bíblicos.

O Evangelismo Urbano exige:

1-      Estratégia.
2-      Dedicação.
3-      Investimento.
4-      Tempo e disponibilidade.

Porque?

Por que é um Evangelismo de movimento. Precisa ser atrativo. Versátil, Envolvente, Criativo, e Planejado.

Evangelismo Coeso:

Essa pratica exige de seus integrantes:
Oração, Jejum, Palavra, e comunhão! Todos devem esta focado no mesmo objetivo. Ganhar Almas!

Conclusão: Boa pescaria!











José Francisco da Silva!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO