A VERDADE QUE LIBERTA


    Aqui temos três focos importantes que merecem nossa atenção:
1º Conhecereis...

O verbo conhecer aqui é um fator necessario. afinal ninguém vive totalmente sem coneceimenho. Até o analfabeto tem conheciemnto de alguma coisa nesta vida.
Logo: Conhecer é uma necessidade que todos temos ou possuimos! Alguns buscam ilibar essa conehciemento outros preferem apenas o necessario para sobreviver. Indepentende disto Jesus aqui foca: Conhecereis...! Significa que conhecer (como já disse) é necessário, é fundamental, principalmente ao  Cristão.
O Conhecimento, segundo a Biblia, faz crescer (2ª Pe 3.18), Nos revela os Céus (Jo 5.49). Nos faz conhecer o poder de Deus (Mt 22.29). Nos faz prosprar e conquistar (Js 1.8.9). Nos alegra (Sl 1.2).

2º Foco: A verdade...

A verdade, trata-se de uma expressão de sinceridade, honestidade carregada de honra, e enfeitada por glória. A verdade é sempre sincera. Nunca a veremos mentir. Ela as vezes pode até omitir, porém mentir jamais será de seu feitio.
Note: Jesus aqui ao fazer uso desta expressão, esta focando, duas vertentes:
1- O conhecimento (já mencionado).
2- A força da descoberta, levará o individuo a gozar da liberdade. Por que Jesus disse isto? 
*Primeiro: A verdade tem poder para. Libertar.
*Segundo: A verdade tem poder para condenar. (vide A lei por exemplo).
* Tercerio: A verdade tem podere para Redimir, isto é transformar o individuo. faze-lo mudar seu curso de vida, em prol de algo melhor (vide 2º Cr 7.14). 
Obs: Jesus mesmo se comparou a verdade (Jo 8.32). Logo Ele estava dizendo: Eu Sou! A expressão máxima da vontade de Deus.

3º ...Libertará!

Liberdade é o que se sonha, é o que se almeja, é o que todos querem conquistar. Para muitos liberdade é o direito de se fazer o que se quiser! Nem sempre isto é considerado liberdade.
Obs: A pelo menos três tipos de prisões que merecem nossa atenção aqui:
1ª A Prisão Espiritual.
2ª A Prisão Mental.
3ª A Prisão Fisica.

Note: A prisão espiriual, foca o individuo em suas crenças pessoais, idolos, imagens e homens. Paulo exempilifica dizendo: Os homens adoraram mais a criatura, que o criador... trocaram as coisas naturais, por aberrações, afim de satisfazerem seus egos mortais levianos, promiscuos e devassos (Rm 1.18ss).
O passo seguinte a este tipo de individuo é a prisão mental. Mente cauterizada, presa a dogmas crendices, filosofias humanas.
A prisão mental é a pior fase que um homem pode alcançar!
O que faz uma mente cativa? Exemplo: Um certo guru, em busca de pureza espiritual, trancou-se numa quarto escuro, mantendo apenas uma abertura para circulação do ar. durante trinta dias ficaria ali, sem comer ou beber, sem banho ou qualquer outra neccessidade. seu objetivo alcança o Nirvana.

*A atitude deste homem para nós outro é absurda e irracional (lógico). Porém mostra o quanto o homem esta disposto a fazer para alcançar seus objetivos.

*A mente cativa,é escrava de seu corpo, de sua carne, de seus desejos. Por isso Paulo escreveu temos a mente de Cristo (1ª Co 2.16).  Livre e santificada pela leitura da Palavra (a Bíblia).

*Sim! Conhecer a verdade é conhecer seu poder sua capacidade. A verdade é triunfante, ela nunca fica sem ser revelada. nem que seja no tribunal, uma hora ela sempre vem a tona! Por isso Paulo recomenda: Deixai a mentira e segui a verdade (Ef 4.25).

*Quando Jesus diz conecereis a verdade e ela vos libertará... Lógico que Ele esta falando Dele mesmo.
Noutra ocasião: Ele afirma: Eu Sou o Caminho, A Verdade, e a Vida (Jo 14.6). logo Conhecer a verdade é conhecer Jesus.

*Pense nisso! Nenhum lider religioso na história da humanidade, afirmou com tanta proeminencia: Eu Sou...A verdade. Por que? Por que nenhum deles estava debaixo da autoridade e unção Divina de Deus (cf Is 61.1,2). Nenhum Deles foi profetizado com Deus conosco (Is 7.14). Nenhum deles recebeu a incumbebcia de Salvar a humanidade (Mt 1.21; Jo 3.16).

*Podem até se dizerem Iluminados, Maytréias, Gurus, Mestres e até mesmo reencarnações de Jesus, porém a força da graça só se encontra em Jesus Cristo o Messias.
Jesus é inigualavél, incomparavél! Aleleuia!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.